Mulheres na Política

Esta edição do UFPA Pesquisa discute o tema Mulheres na Política. O programa recebeu a professora Maria Luzia Álvares, doutora em Ciência Política, coordenadora e fundadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes sobre Mulher e Relações de Gênero (GEPEM); Natasha Vasconcelos, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPA, integra a Rede de Pesquisa Feminismos e Política e é criadora e produtora do projeto @politicaparamulheres; e, ainda, Nathália Kahwage, mestra em Ciências da Comunicação pela UFPA e integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação e Política na Amazônia (Compoa).

No programa, elas discutem como as noções de público e privado estão intimamente ligadas às regulações sobre a atuação das mulheres no campo político. As pesquisadoras tratam em particular das contribuições que as teóricas feministas trouxeram para a questão e como esse olhar sobre o âmbito do ambiente doméstico ganhou um caráter político e refletiu em mudanças na esfera pública.

Além disso, abordam os marcos das chamadas ondas do movimento feminista e como elas contribuíram para reforçar a importância das mulheres na política. A professora Maria Luzia Álvares diz, por exemplo, que tradicionalmente se estuda três ondas feministas e, atualmente, estaria emergindo uma quarta onda. No entanto, para ela, a relevância dos eventos da contemporaneidade não deve apagar o legado dos movimentos anteriores. “Não desprezemos as demais ondas porque cada uma trouxe o seu processo, cada uma trouxe uma luta, cada uma trouxe uma insurgência de denúncias contra aquilo que estava ocorrendo”, afirma a professora, que também trata da história e da programação comemorativa pelos 25 anos do Gepem que será realizada de 19 a 21 de novembro.

Nathália Kahwage apresenta os resultados de sua dissertação de mestrado intitulada “Representação política, gênero e relações de poder: análise de aspectos discursivos da atuação das vereadoras de Belém e de Manaus”. No trabalho, a pesquisadora analisou os vídeos publicados nas fanpages das vereadoras das duas cidades para entender como as relações de poder, acionadas pelos estereótipos de mãe, profissional e guerreira configuram a atuação das parlamentares.

Já Natasha Vasconcelos fala do surgimento do projeto Política para Mulheres, que teve origem em inquietações percebidas ao longo do processo de pesquisa no mestrado. Hoje o @politicaparamulheres mantém um perfil, além de desenvolver ações de conscientização política feminista para mulheres, cursos de formação política para mulheres e assessoria parlamentar com perspectiva de gênero. Para saber mais, não deixe de ouvir esta edição do UFPA Pesquisa.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Jamille Leão
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira e Karla Guimarães
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O UFPA Pesquisa vai ao ar todas as quintas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos de exibição: sexta-feira, às 15h / domingo: às 10h

Compartilhe !

Id:6971

Pular para o conteúdo