Pesquisas em comunicação: memórias Facom 45 anos

Pesquisas em comunicação é o assunto em destaque nesta edição do UFPA Pesquisa, dentro do especial memórias Facom 45anos. Com a reexibição da série, estamos revisitando um pouco da história da Faculdade de Comunicação da UFPA por meio de entrevistas com professores, profissionais, alunos e ex alunos que participaram da programação especial exibida em comemoração aos 40 anos da Facom, celebrados no dia 24 de fevereiro de 2016.

Na época, todas as edições do UFPA Pesquisa abordaram temas em Comunicação. Neste programa, os convidados foram Roberto Vieira, doutor em Ciências Sociais e professor da Faculdade de Comunicação (Facom), e João de Jesus Paes Loureiro, doutor em Sociologia da Cultura, ex-professor da Facom e estudioso do imaginário amazônico.

No especial as Pesquisas em comunicação e suas nuances, os convidados refletem sobre a presença da comunicação em todas áreas do conhecimento e esferas da humanidade, além da relação entre academia e mercado. “O papel da universidade é dar consistência teórica a um processo profissional. Não pode haver o prazer de uma especulação teórica desvinculada de uma consequência na vida prática das pessoas”, opina Paes Loureiro. Os dois professores convidados do programa também comentam o que consideram os principais desafios para a pesquisa na área: a relação com a tecnologia e a ética.

Durante o bate papo, os entrevistados ainda falam sobre suas teses de doutorado. No trabalho “Cabeça de Medusa nos horizontes epistêmicos da Amazônia: a periferia do espaço real se expandindo pelo ciberespaço virtual”, o professor Roberto Vieira abordou os processos de apropriação do ciberespaço pelo campo da produção científica e tecnológica na região. Já o professor Paes Loureiro estudou a cultura mítica da Amazônia e a poetização da realidade na tese “Cultura amazônica: uma poética do imaginário”, que se tornou livro.

Esta e outras edições do UFPA Pesquisa sobre os projetos de análise dos professores e alunos da Faculdade de Comunicação ao longo da história você acompanha nas reprises na programação da Rádio Web UFPA. Além disso, os programas também pode ser ouvidos e baixados no hotsite Facom 40 anos, no link: https://radio.ufpa.br/projetos/facom-40-anos/. Neste endereço, você também encontra todo um importante acervo de memória da Facom nas suas quatro décadas de existência.

Na programação da Rádio Web UFPA, fique atento aos horários do UFPA Pesquisa sobre as Pesquisas em comunicação e suas nuances, nesta semana:
Quinta-feira: 10h
Sexta-feira: 15h