Primeiras Linhas: memórias Facom 45anos

Primeiras Linhas, um jornal-laboratório é o projeto em destaque nesta edição do programa UFPA Comunidade, dentro do especial Memórias Facom 45anos. O programa foi exibido em 2016 e contou com a participação do então editor-chefe do jornal Manuel Dutra, do chefe de reportagem Guilherme Guerreiro Neto e do estudante e bolsista Leonardo Rodrigues.

O projeto foi criado em 2015 com a proposta de ser um jornal experimental impresso onde os alunos, fora das salas de aula, pudessem treinar a escrita e ter a experiência de uma redação. “O esforço é de torná-lo permanente, com uma periodicidade normal, duas vezes por semestre. E dentro desse projeto, as experimentações. Não nos interessa apenas fazer um jornal de papel, mas sim que os alunos possam experimentar, enquanto ainda há tempo, porque depois que a gente vai para a vida profissional, a gente vai pegar modelos já prontos dentro dos quais o recém formado vai ter que se enquadrar dentro dos modelos existentes”, conta o professor Manuel Dutra.

No programa, o professor Guilherme Guerreiro Neto, que na época da entrevista atuava como chefe de reportagem, fala sobre a importância que o jornal Primeiras Linhas tem para os estudantes do curso de jornalismo e do contato com as comunidades ao redor da universidade. “O aprendizado em sala de aula não basta. Deve-se dar, também, em extensão, como é o caso desse projeto. O nome extensão nos ajuda a entender, não só a proposta de chegar às comunidades, mas também de expandir o trabalho com os alunos para além da sala de aula”.

Com o Primeiras Linhas, os alunos têm uma liberdade maior e podem experimentar na escrita e tentar trazer novos olhares para as narrativas que compõem o jornalismo impresso. “O que me atraiu nesse projeto foi a possibilidade de falar sobre temas que não sejam relacionados somente à UFPA e sim sobre temas mais abrangentes e sem a pressão de jornal diário” relatou o então estudante e bolsista do projeto Leonardo Rodrigues.

Sair do ambiente de sala de aula, ter contato com o mundo real e exercitar o contato humano, são fundamentais para os futuros profissionais da área jornalística. “O laboratório tem também essa finalidade de ‘empurrar’ o aluno para a vida real e ele retornar e fazer relatos que vão começar um processo de enriquecimento e que levará ao longo de sua vida profissional”, destaca o professor Manuel Dutra.

Um dos destaques da primeira edição do jornal Primeiras Linhas foi a matéria sobre a chacina ocorrida em novembro de 2014 onde 11 pessoas foram mortas em bairros da periferia de Belém. A matéria, que traz um lado mais humanizado, relata quem foram as vítimas, e foi reconhecida durante um dos atos em homenagem às vítimas, com a vinda dos familiares à universidade durante o lançamento da 1ª edição do jornal.

“Esse reconhecimento da comunidade se prolongou. Uma escola da Terra Firme utilizou o jornal-laboratório Primeiras Linhas como matéria-prima para uma disciplina de língua portuguesa e foi, então, lida em uma sala de aula para alunos de ensino médio onde haviam estudado duas vítimas da chacina. Esse tipo de retorno, para nós, enquanto projeto de extensão é muito importante e é além das nossas expectativas. É importante para os alunos terem esse contato com a comunidade e é importante para a comunidade sentir que, em algum lugar, há espaço para que eles se manifestem e sejam ouvidos”, afirma o professor.

Esta e outras edições do UFPA Comunidade sobre os projetos e as ações extensionistas realizadas por alunos e professores da Faculdade de Comunicação, nessas mais de quatro décadas de história, você acompanha nas reprises deste mês na programação da Rádio Web UFPA. Além disso, os programas também podem ser ouvidos e baixados no hotsite Facom 40 anos, no link: https://radio.ufpa.br/projetos/facom-40-anos/. Neste endereço, você também encontra todo um importante acervo de memórias da Facom nas suas mais de quatro décadas de existência.

Na programação da Rádio Web UFPA, fique atento aos horários do UFPA Comunidade sobre o Jornal Primeiras Linhas, nesta semana:
Sexta-feira: 10h
Domingo: 17h