Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular

O que são as neurociências? Como essa área é estudada na Amazônia? Esses são alguns dos assuntos discutidos no UFPA Pesquisa dessa semana, sobre o Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular (PNBC), do Instituto de Ciências Biológicas.

Como convidados, o programa recebe o professor doutor Anderson Herculano Oliveira da Silva, biólogo, coordenador do PNBC e do Laboratório de Neurofarmacologia Experimental; a professora doutora Cristiane do Socorro Ferraz Maia, farmacêutica e docente do PNBC e também do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas; e Alódia Brasil Costa, nutricionista e doutoranda do PNBC.

Durante o bate-papo, os entrevistados explicam a abrangência do campo das neurociências, uma área interdisciplinar que pode estudar desde o comportamento bioquímico e biofísico do neurônio até os comportamentos de decisão de uma pessoa. Para a professora Cristiane Maia, estudar neurociência é apaixonante. “O sistema nervoso central é uma caixinha de surpresas: todos os dias a gente põe uma pecinha a mais no quebra-cabeças”, diz. O professor Herculano Silva também esclarece sobre a outra área de concentração do programa, a biologia celular.

Para apresentar melhor o PNBC, os participantes citam algumas das pesquisas realizadas. Alódia Costa, por exemplo, estuda os efeitos neuroprotetores de produtos naturais da Amazônia, como açaí e buriti, para o sistema visual. Uma das linhas de pesquisa do PNBC é voltada justamente para o estudo das propriedades neurofarmacológicas de espécies regionais, tanto vegetais quanto animais. Para o professor Herculano Silva, a Amazônia é um celeiro de produtos com potencial terapêutico.

E, falando em Amazônia, os convidados debatem também os desafios de fazer ciência na região, em particular na área que estudam. Eles citam, por exemplo, o isolamento geográfico e a falta de infraestrutura como grandes empecilhos para o desenvolvimento das pesquisas.

Compartilhe !

Id:458

Pular para o conteúdo