Sarauparauara: encontros musicais em primeira vista

O UFPA Comunidade dessa semana vai falar sobre o projeto de extensão “SARAUPARAUARA: encontros musicais em primeira vista.”.

A necessidade de se reconhecer e valorizar o trabalho de compositores locais e fazer uma ponte entre o que é produzido aqui no estado e pessoas interessadas em música para que elas tomem conhecimento da riqueza local de músicos parauaras e suas composições, foi o que motivou o surgimento do projeto Sarauparauara, vinculado à Escola de Música da UFPA. Coordenado pelo professor Celson Gomes, o projeto promove a valorização desse trabalho através de pesquisa e leitura de partituras de composições desses compositores. O Sarauparauara também realiza encontros abertos ao público em que se fazem a leitura de partituras, diálogos com os compositores, e abre o espaço para experimentação, onde se executam as canções e se abre a oportunidade para os participantes mostrarem seus trabalhos musicais

No programa, o professor falou sobre a proposta do projeto que realiza uma pesquisa aprofundada sobre o trabalho de compositores parauaras e sobre algumas ações em parceria com o Sistema Integrado de Museus para a realização de mostra dos trabalhos produzidos e dos acervos do museu..

A estudante do curso de história Laisa Lopes, bolsista do projeto, falou um pouco sobre como faz a conexão de seus conhecimentos na sua área de estudos com as atividades do projeto “Eu me aproximei do projeto por perceber a preocupação em fazer essa conexão não só com as pessoas da música, mas também de outras áreas do conhecimento humano, como a museologia, comunicação e, no meu caso, a história, eu me aproximei por que já havia feito uma pesquisa com relação a música popular. E eu tinha a curiosidade de conhecer esse repertório, no caso é um repertório mais contemporâneo”, observou.

Dentre as ações do projeto estão a de divulgação da produção experimentada pelos participantes dos saraus e também do acervo fornecido pelo Sistema de Museus para os estudantes, professores e músicos em geral, com interesse na temática da música paraense.