A circularidade do saber nos territórios rurais de Abaetetuba

O destaque desta edição do Universidade Multicampi é o projeto de pesquisa A circularidade do saber nos territórios rurais do município de Abaetetuba/PA: ensinar-aprender de crianças pela diversidade e cultura.

“A ideia de circularidade do saber significa um conjunto de intertrocas, maneiras de fazer e criar, ensinadas informalmente ou não e que transcendem gerações constituindo um dado cultural”, explica a professora doutora Eliana Campos Pojo, que investiga as práticas educativas e culturais de povos ribeirinhos-quilombolas, dando visibilidade aos saberes locais e problematizando a educação ribeirinha e quilombola em cenários rurais-amazônicos.

A professora conta que, segundo o educador e antropólogo Carlos Rodrigues Brandão, “o saber tem várias interlocuções, isso faz com que a gente passe a valorizar todo tipo de conhecimento”. O enfoque da pesquisa foi nas crianças, pois ao longo da história foram seres invisibilizados pela sociedade. “As crianças possuem um ciclo que não passa só pela escola, mas com a família, vizinhos, as relações de trocas entre crianças e entre adultos, passa eminentemente pelo brincar e pela escola. São muitos saberes em vários ciclos da vida das crianças”, explica.

Para Eliana Pojo, os desafios na educação no campo passam por três frentes importantes: A academia, pois a universidade precisa de pesquisas e estudos mais densos que adentrem a realidade dessas comunidades; A própria comunidade, uma vez reconhecida formalmente como povos tradicionais possuem lideranças, representações e associações que devem cobrar das instituições qualidade de ensino para essas comunidades, além da comunidade escolar para que faça valer a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, reconhecendo o contexto cultural e climático da Amazônia para promover a suas ações observando a comunidade como um todo.

Os processos identitários, as manifestações e práticas sociais entre ribeirinhos e quilombolas, as observações em relação as garantias da LDB nas escolas desses territórios de acordo com a peculiaridade de cada comunidade, entre outros aspectos também estão na pauta dessa edição.

Para saber mais, não perca o programa e conheça o projeto A circularidade do saber nos territórios rurais do município de Abaetetuba/PA: ensinar-aprender de crianças pela diversidade e cultura, desenvolvido no campus da UFPA em Abaetetuba.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Roberta Pureza
Gravação e montagem: João Nilo e Lauro Feio
Foto: Mácio Ferreira / Agência Pará

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h.