Nesta edição, o Universidade Multicampi recebe a professora Rita de Cássia Cabral Rodrigues de França, docente da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. A educadora conta um pouco da sua trajetória pessoal e fala sobre o projeto Conexões Afroamazônidas, Arte e Culturas Híbridas.
A cultura e a história afrobrasileira e africana ficaram há séculos à margem das instituições de ensino, e, mesmo quando são abordadas, acabam apresentando uma visão restrita desses povos sem considerar, por exemplo, que são sujeitos produtores de cultura. Diante desse cenário, o projeto Conexões Afroamazônidas, Arte e Culturas Híbridas busca tratar da invisibilidade da questão étnico racial no que diz respeito ao currículo escolar. O trabalho adota uma abordagem decolonial para valorizar uma proposta pedagógica que valoriza a perspectiva dos fatos a partir do olhar e da experiência desses povos que são fundamentais para falar de história brasileira.
Rita de Cássia é graduada em educação artística com habilitação em Artes Plásticas e mestra em Currículo e Formação de professores pelo PPGED-UFPA, e juntamente com a professora Júnia Vasconcelos desenvolveram o projeto pensando em maneiras de trazer notoriedade para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, se baseando na Lei n° 10.639/03 de 2003.
Durante o programa, a vivência pessoal e profissional da professora também são discorridos, sempre destacando a temática artística e educacional. Além disso, a professora fala sobre outros projetos pedagógicos que buscam a todo momento favorecer o aprendizado para os estudantes.
Para saber mais sobre o projeto Conexões Afroamazônidas, Arte e Culturas Híbridas, não perca essa edição do Universidade Multicampi.
Apresentação: Joel Cardoso
Produção e roteiro: Joel Cardoso e Ana Rosa Batista
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz
O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h