Literatura, Cinema e Descolonização em Angola

O trabalho intitulado “Literatura, Cinema e Descolonização em Angola: adaptações cinematográficas da obra de José Luandino Vieira feitas pela cineasta Sarah Maldoror” é o tema da pesquisa de doutorado do professor Francisco Ewerton Almeida Dos Santos, da Escola de Aplicação da UFPA, e que está m andamento pela Universidade Federal de Santa Catarina.

No Programa, o professor Francisco conta que o interesse pelo tema começou na Escola de Aplicação da UFPA por meio das ações do projeto denominado Cartografia da Cultura Afro-Brasileira, no qual desenvolveu pesquisas e trabalhos com os alunos, sobre a história da África. Assim, o pesquisador escolheu Angola, dentre os países de língua portuguesa e que possuem relações com o Brasil e Portugal, especialmente por causa do autor José Luandino Vieira, que lhe chamou atenção e ainda pela história do país em relação ao processo de descolonização.

O objetivo do trabalho de pesquisa é investigar, comparativamente, literatura e cinema africanos, mais especificamente, no território angolano, no período das lutas pela descolonização de  Angola. O foco é o trânsito intersemiótico entre a cinematografia dirigida pela cineasta Sarah Maldoror e as adaptações que ela faz das obras do escritor angolano José Luandino Vieira.

Na conversa com o professor Joel Cardoso, Francisco Ewerton destaca ainda a importância dos estudos e pesquisas voltados à cultura angolana, a revolução promovida por Luandino em suas obras e a valiosa contribuição do autor no plano político e estético da história de Angola.