Políticas Públicas e Assistência Social no Marajó

Nesta edição do Universidade Multicampi tratamos de Políticas Públicas e Assistência Social no Marajó. Para falar sobre esse assunto, a professora mestre Gicele Brito Ferreira, da faculdade de Serviço Social no campus de Breves, discute a necessidade de medidas que ajudem a enfrentar os desafios para o desenvolvimento humano da região:

“Nós (Marajó) temos fortes problemas com relação à alimentação. O índice de desnutrição entre nós é muito alto, como outros problemas sociais como gravidez na adolescência, violência contra a mulher, então nessa região nós ainda encontramos dificuldades que precisam ser superadas urgentemente”, declara a docente

Apontada como a região com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), a realidade do Marajó em áreas como educação, serviços de saúde, cultura e violação de direitos tem preocupado o poder público e a sociedade. Para qualificar a criação e o acompanhamento de políticas públicas no arquipélago, a UFPA mantém há dez anos um curso de Serviço Social, ofertado pelo campus de Breves.

Segundo a professora Gicele Brito, o enfrentamento dos problemas locais é prioritário nas ações de ensino, pesquisa e extensão realizados pela Universidade. “Eu sempre busco estar vendo essa política de assistência na área do envelhecimento, na área da infância, como é que ela está se dando e hoje também me chama muita atenção a questão do Serviço Social e do meio ambiente, como as políticas de assistência estão interferindo no entendimento de meio ambiente”.

No programa, saiba mais sobre o papel do profissional de assistência social no Marajó e sua contribuição para a mudança dessa realidade.

Apresentação: Joel Cardoso
Produção e roteiro: Helando Fragoso
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Foto: Sidney Oliveira / Agência Pará

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h.