Belém recebe exposição internacional sobre Cultura de Paz

Pela primeira vez no Norte do Brasil, a exposição Da Cultura de Violência para a Cultura de Paz, idealizada pela Soka Gakkai Internacional (SGI), estará em exibição, de 9 a 18 de abril, no Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da Universidade Federal do Pará, em Belém. A iniciativa marca as comemorações dos 50 anos de atividades da SGI na Amazônia e os 71 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A exposição, que é gratuita e aberta ao público, é uma realização da SGI em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e tem o apoio institucional da Escola Superior Madre Celeste (ESMAC), Fundação Libanesa do Pará e Carta da Terra Internacional.

A mostra é composta por quatro alas e um total de 38 painéis, e tem o objetivo de promover uma ampla reflexão sobre as questões das armas nucleares e a segurança humana, colocando no centro da discussão a transformação do próprio ser humano para a construção de uma sociedade de paz.

“Conflito e desconfiança entre as comunidades, crime, violência e abuso doméstico, até mesmo um comentário maldoso. Tudo isso faz parte da cultura mais ampla da violência, que se inicia de forma silenciosa na forma de apatia, ignorando o sofrimento do outro”, comenta Milton Fujiyoshi, coordenador regional da BSGI Amazônia Oriental.

A exposição que chega em Belém foi exibida pela primeira vez em Nova York, em 8 de setembro de 2007, e tem a missão de propagar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completou 70 anos em 2018.  Assim, todas as suas exibições apoiam a campanha Stand up 4 Human Rights (Defenda os Direitos Humanos) lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover, envolver e empoderar as pessoas sobre os direitos humanos e tornar as relações humanas mais justas.

SGI no Pará – Há quase 50 anos no Estado do Pará, a SGI conta com cerca de 5 mil associados e promove atividades em 32 municípios, tendo como base fundamental o genuíno diálogo, o humanismo e o desenvolvimento do potencial de cada pessoa na promoção da paz, educação e cultura. As exposições da SGI são iniciativas de ampla repercussão, tendo o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre temas de máxima relevância na atualidade.

Cerca de 23 mil visitantes já contemplaram as diversas exposições promovidas pela SGI no Pará, tais como: “Convivência e Esperança: Exposição sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – A Amazônia”; “Desenhos das Crianças do Brasil e do Mundo”; “Diálogos pela Vida – Por uma Cultura de Paz”; e “Sementes da Mudança – A Carta da Terra e o Potencial Humano”.

Serviço:
Exposição “Da Cultura de Violência para a Cultura de Paz”
Período: 9 a 18 de abril
Horários: segunda a sexta, das 8h às 20h; sábado, das 8h às 12h
Local: Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA (Rua Augusto Corrêa, 01 – Guamá, Belém – PA, 66075-110).
Entrada franca.

Texto e foto: Divulgação / SGI