Psicologia educacional no Núcleo de Assistência Estudantil de Bragança

O papel da psicologia educacional no Núcleo de Assistência Estudantil de Bragança é destaque nesta edição do Universidade Multicampi. No programa, o convidado é Carlos Joaquim Barbosa Rocha, psicólogo e mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento, que atua nos atendimentos realizados no campus.

O Núcleo de Assistência Estudantil é uma unidade da UFPA destinada a desenvolver ações que garantam a permanência e o sucesso acadêmicos de estudantes em situação de vulnerabilidade. Carlos Rocha explica que o desenvolvimento da psicologia educacional no núcleo de assistência estudantil possibilita evitar a patologização dos processos de aprendizado de alunos com origem indígena ou quilombola e pessoas com deficiência, levando em consideração, por exemplo, as condições peculiares em que se deu a formação inicial desses estudantes. Além disso, o psicólogo destaca a contribuição da área para o incremento das ações de inclusão e acessibilidade no ensino superior.

No programa, Carlos Rocha trata ainda de seu interesse em pesquisas sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes, observando o papel de escola, professores e universidade no enfrentamento dessa questão. “Isso é um grande desafio para o pesquisador e para o professor que forma professor. A universidade tem um desafio para enfrentar, uma pauta para refletir que é a formação dos nossos professores que vão atuar na educação infantil. Nas nossas pesquisas a gente tem identificado que apesar das nossas crianças e adolescentes passarem muito tempo na escola, a escola hoje não é uma das instituições que mais conseguem identificar e notificar, por exemplo, casos de violência contra criança e adolescente”, afirma o pesquisador que aborda a importância da formação de professores nesses casos.

Para saber mais sobre as ações de psicologia educacional no núcleo de assistência estudantil de Bragança, além das questões polêmicas envolvendo educação, religião e sexualidade, não perca esta edição do Universidade Multicampi.

Apresentação: Joel Cardoso
Produção: Roberta Pureza
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h.