Uso de resíduos de caulim na produção de zeólitas

Nesta edição, o Universidade Multicampi trata das possibilidades de uso de resíduos de caulim na produção de zeólitas. A convidada do programa é a professora doutora Ana Áurea Maia, atual coordenadora-geral do campus da UFPA em Abaetetuba.

O estado do Pará é reconhecido internacionalmente pela sua riqueza mineral que atraiu a implantação de grandes projetos de exploração e beneficiamento desses recursos, como o caulim. Na região do Baixo Tocantins, há indústrias instaladas nesse segmento, o que estimulou o desenvolvimento do projeto de pesquisa “Síntese da Zeólita Philipsita a partir de um resíduo caulinítico do Baixo Tocantins”

Trabalhando com resíduos fornecidos por uma empresa localizada em Barcarena, o caulim que é matéria prima para formação de zeólitas, material rico que pode ser utilizado como catalisador ou adsorvente de metais pesados. Ana Áurea Maia é engenharia química, doutora em Geologia e Geoquímica e já realiza pesquisas sobre o tema desde 2005.

A professora destaca que os profissionais que trabalham com resíduos têm um papel fundamental para auxiliar as empresas na diminuição do despejo desses materiais ou no uso dos mesmos para síntese de outros elementos que tenham outras utilidades.

No projeto, pesquisadores podem desenvolver trabalhos que buscam encontrar um destino final para tais resíduos, visando sempre a preservação do meio ambiente e, neste caso em especial, novos produtos com valor agregado que podem favorecer a economia da Amazônia. A iniciativa já foi premiada duas vezes com o Pibic-Verão pela notoriedade e resultados do trabalho.

Para saber mais do o uso de resíduos de caulim na produção de zeólitas, não perca esta edição do Universidade Multicampi.

Apresentação: Elissandra Batista
Produção e roteiro: Ana Rosa Batista
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira e Lauro Feio

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h