“Vozes em Pauta”
Painel
Rádio Web UFPA
Tema: Territórios e Maretórios Vivos, Soberania Popular e Alimentar
A Rádio Web UFPA dá início à série Vozes em Pauta Especial – Cúpula dos Povos – e o primeiro episódio da série aborda o Eixo 1 – Territórios e Maretórios Vivos, Soberania Popular e Alimentar. Em um momento em que o mundo volta os olhos para a Amazônia, às vésperas da COP30, o programa traz à discussão a primeira das grandes bandeiras populares dos debates globais do Clima, a defesa dos territórios, dos modos de vida tradicionais e das lutas por justiça climática e social a partir das vozes do Sul Global.
O eixo destaca o papel central das comunidades tradicionais, povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas e trabalhadores do campo e das águas na proteção da biodiversidade e na construção de alternativas sustentáveis.
Para debater sobre o tema, o programa “Vozes em Pauta Especial: Cúpula dos Povos” conta com as participações de Juliano Ximenes, professor da UFPA, arquiteto e urbanista e estudioso dos recursos hídricos na Amazônia; Lígia da Paz, engenheira sanitarista e ambiental, integrante da ONG MANDI e do Comitê COP-30; e Vanuza Cardoso, cientista social e liderança do quilombo do Abacatal, na Região Metropolitana de Belém. Os convidados compartilham análises e experiências que evidenciam a importância de fortalecer os territórios como espaços de resistência, reafirmando a luta por direitos, autonomia e dignidade para os povos que historicamente protegem e sustentam esses espaços.
A discussão propõe o fortalecimento da soberania popular e alimentar como caminho para enfrentar as desigualdades e garantir o direito dos povos de decidir sobre seus territórios, sua produção e sua alimentação. Entre os temas abordados estão a reforma agrária popular, a agroecologia, a demarcação de terras e a valorização dos saberes tradicionais como base para um outro modelo de desenvolvimento, comprometido com a justiça social e ambiental.
Ouça o VOZES EM PAUTA ESPECIAL – EIXO 1 como podcast no site da rádio e também no Spotify, e como videocast, no canal do YouTube da Rádio Web UFPA.
FICHA TÉCNICA
A série “VOZES EM PAUTA – ESPECIAL” é uma realização da Rádio Web UFPA em parceria com o Núcleo de Comunicação da Cúpula dos Povos, a Faculdade de Comunicação (FACOM) e Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM). Conta com o apoio do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Apresentação: Jackeline Souza
Produção: Maiara Góes
Edição: João Nilo
Gerência: Glauce Monteiro
Apoio: Sandra Rocha – Núcleo de Comunicação Cúpula dos Povos
Supervisão: Profa. Dra. Rosane Steinbrenner (FACOM/UFPA)