No Escurinho do Cinema, conheça mais sobre o projeto de extensão Animaclube e fique por dentro da programação do Dia Internacional da Animação que ocorrerá em Belém nos dias 25 e 28 de outubro. O convidado para o bate-papo é o publicitário, mestre em Comunicação, Cultura e Amazônia e professor da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará, Bruno Assis.
O professor relata como surgiu e do que se trata o Animaclube, destacando a intenção de ajudar na difusão do cinema de animação na capital. Bruno Assis explica que as atividades do projeto estão integradas à programação do Cine Líbero Luxardo, onde ocorrem as exibições e debates em torno de questões sociais e do universo audiovisual, como a linguagem, a estética e o processo de produção de animações.
Nesse sentido, o Animaclube tem como proposta dar atenção às produções brasileiras ou estrangeiras as que estão fora do circuito comercial e, dessa forma, democratizar o acesso ao cinema. Pensando no futuro do projeto, o professor revela há a intenção de criar um grupo de pesquisa com foco na produção de artigos científicos com temas voltados para a animação.
Durante a conversa você também conhece mais sobre o Dia Internacional da Animação, evento promovido em Belém com a participação do Animaclube. Em 2019, a data será marcada pela realização de um workshop e palestra no dia 25 de outubro na Faculdade de Artes Visuais da UFPA. Já no dia 28, no Cine Líbero Luxardo e no Sesc Castanhal, ocorrem as mostras infantil e nacional e internacional com programação simultânea em todo o Brasil. Para saber mais, confira a fanpage e o Instagram do evento, e não perca esta edição do Escurinho do Cinema.
Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Ana Rosa Batista
Gravação e montagem: Lauro Feio
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz