A batalha do livramento

O documentário A Batalha do Livramento é o destaque desta edição do Escurinho do Cinema.

No programa, o jornalista Nassif Jordir, diretor da produção audiovisual, conta sobre o processo de criação do documentário que tem como foco a história da comunidade indígena Tembé-Tenetehara, localizada no alto Rio Guamá, em Garrafão do Norte.

Nassif explica que a ideia de produzir um documentário sobre a reserva indígena surgiu da pesquisa etnográfica desenvolvida para a tese de mestrado em Comunicação na Universidade Federal do Pará. Durante as pesquisas de campo realizadas em 2015, o jornalista tomou conhecimento sobre um fato ocorrido há vinte anos, em que cerca de 77 indígenas foram aprisionados e torturados por colonos da Vila do Livramento. Nessa ocasião, foram obrigados a assinar documentos entregando parte de uma área pertencente a reserva indígena.

A produção com aproximadamente uma hora de duração, também apresenta uma crítica sobre a visão colonizadora exercida até hoje sobre as sociedades indígenas. No bate papo, o entrevistado também fala sobre o processo de pós-produção, as parcerias, construções teóricas, a carreira e experiências com o audiovisual.

Apresentação: Joel Cardoso
Produção e roteiro: Graziela Ferreira
Gravação e montagem: Genard Silva
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz
Foto: Portal Cultura

O Escurinho do Cinema vai ar todo sábado, às 17hs.
Horários alternativos: domingo, às 20hs; terça-feira, às 17hs; e quinta-feira, às 14hs.

Compartilhe !

Id:4666

Pular para o conteúdo