Cinema institucional e cineclubismo

Cinema Institucional e Cineclubismo é o tema desta edição do Escurinho do Cinema. Para falar sobre o tema conversamos com o artista plástico e professor João Cirilo.

Em 2015, em meio a uma realidade de periferia, o artista plástico decidiu realizar sessões de cinema na casa da família no bairro do Barreiro em Belém, com o objetivo de envolver as crianças daquele espaço com a sétima arte. Desde então, realiza essas sessões que já conquistaram os moradores e atraem desde o público infantil até os adultos.

No decorrer do programa a questão do cinema é levantada nos mais diversos aspectos, falando desde a questão comercial até o acesso a tal linguagem. João Cirilo destaca como seu apreço pelas artes começou muito cedo, com interesse em fotografia e desenho desde a adolescência, o que o levou desde a participação em cursos na Fundação Curro Velho até seu mestrado em artes.

João Cirilo também aborda questões como as diferenças entre as produções nacionais e internacionais, destacando como o cinema acima de tudo é uma linguagem que tem o poder de passar uma mensagem para o espectador. Além disso, ele reflete sobre o cenário de produção de longas-metragens no estado. “Aqui a coisa anda de uma forma muito independente, os editais geralmente são feitos para atender a produções de curtas e médias metragens quando tem, mas falta políticas de investimento para produções de longas-metragens”, avalia João Cirilo.

Para saber mais sobre o cinema institucional e cineclubismo, não perca esta edição do Escurinho do Cinema.

Apresentação, produção e roteiro: Joel Cardoso
Gravação e montagem: Felipe Rocha
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

Compartilhe !

Id:7125

Pular para o conteúdo