Ações para os alunos com deficiência visual

Ações da UFPA para os alunos com deficiência visual estão na pauta desta edição do programa SAEST e Você. A convidada é a professora Arlete Marinho, da Coordenadoria de Acessibilidade (CoAcess). No programa, a professora Arlete destaca que, atualmente, a UFPA possui 147 alunos com deficiência visual, sendo 110 no campus de Belém e 37 nos campi do interior do Estado.

Os alunos com deficiência visual são o segundo maior grupo atendido pela CoAcess, atrás apenas dos estudantes com deficiência física. No caso da deficiência visual, os discentes estão subdivididos em duas categorias: baixa visão e cegos. Dentro desses grupos, 95 alunos com baixa visão estudam em Belém e 33 em outros municípios. Além disso, hoje a UFPA atende 15 alunos cegos na capital e 4 em outras cidades paraenses.

Entre as diversas perguntas feitas por alunos da UFPA e respondidas pela professora Arlete Marinho, nesta edição do SAEST e Você, estão: como a CoAcess auxilia os calouros com deficiência visual no primeiro contato com o campus?; os estudantes com deficiência visual recebem auxílio financeiro para permanecer na universidade?; a UFPA promove algum evento ou programação para auxiliar na inserção de deficientes visuais no mercado de trabalho, após formados?

De acordo com a professora, o trabalho da Coordenadoria de Acessibilidade começa logo que o aluno com deficiência visual confirma a matricula na Universidade: “Nós já fizemos uma parceria com o CIAC desde 2016. Então quando o aluno ingressa na Universidade ele já recebe apoio da Coordenadoria de Acessibilidade. O primeiro contato que nós fazemos é no dia que ele faz a matrícula. Então esse aluno pode nos procurar de forma espontânea para receber as orientações iniciais sobre os tipos de serviços que a Universidade oferece, além de cada aluno poder apontar as demandas específicas para a UFPA”, explica Arlete Marinho.

Sobre os auxílios financeiros oferecidos pela Instituição, a entrevistada esclarece que não é um Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo, e, sim, um auxílio especificamente para alunos com deficiência em vulnerabilidade socioeconômica. “É aquele aluno muito pobre ou que tem muitos filhos em casa e a renda per capita é muito baixa, não chega às vezes nem a um salário mínimo e meio”.

Para saber mais sobre as ações e os desafios para desenvolver ações para os alunos com deficiência visual na UFPA, não perca esta edição do SAEST e Você.

Apresentação: Elissandra Batista
Produção e reportagem: Áurea Garcia
Gravação e montagem: Karla Guimarães

O SAEST e Você vai ao ar todas as quintas-feiras, sempre às 12h e às 18 horas, e também nos horários alternativos: sábado, às 10h; segunda, às 12h, e as terças-feiras, às 18h.

O programa é uma realização da Rádio Web UFPA, projeto de extensão da Faculdade de Comunicação (FACOM), em parceria com a Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST).