O Escurinho do Cinema desta semana destaca o olhar das Ciências da Religião sobre a sétima arte.
O bate papo é com o professor e pesquisador Emerson Silveira, professor doutor de Ciências da Religião na Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais.
No programa, ele destaca a relação entre religião e arte. “Arte e Religião se olham, se amam e se odeiam desde tempos muito antigos. A tendência de certas religiões de fato é estabelecer normas, regras. Já o papel da arte é transgredi-las”, afirma Emerson.
A ligação entre o sagrado e o profano também está em pauta no Escurinho do Cinema. Para o professor Emerson Silveira, “algumas correntes das Ciências da Religião defendem que o sagrado e profano são inseparáveis, estão juntos, nascem juntos, um diz para o outro o que o outro não é, um precisa do outro naquilo que o outro lhe falta”.
Clássicos incluindo Ben Hur, Os Dez Mandamentos, e o mais recente Êxodos são citados como importantes obras cinematográficas sobre os relatos bíblicos.
Já quando o assunto são as patologias religiosas, o professor Emerson cita Pedro Almodóvar que tem alguns filmes abordando, por exemplo, o problema da pedofilia na igreja católica. “Mas há também abordagens de outros cineastas sobre a crueldade, a intolerância e tantas outras coisas que a religião pode trazer no sentido de sombras, um tema privilegiadíssimo para o cinema”.
Apresentação: Joel Cardoso
Produção: Joel Cardoso e Graziela Ferreira
Gravação e montagem: Éder Monteiro
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz.
O Escurinho do Cinema vai ar todo sábado, às 17hs.
Horários alternativos:
Domingo, às 20hs.
Terça-feira, às 17hs.
Quinta-feira, às 14hs.