O estágio de língua portuguesa no Ensino Fundamental

“Espaço Experimental – O estágio de língua portuguesa no ensino fundamental “

Rádio Web UFPA

O estágio de língua portuguesa no Ensino Fundamental é o tema do terceiro episódio da série Estágio Supervisionado. No podcast, Aline Nabiça, Alan Chaves e Paula Pamplona, estudantes do curso de Letras – Língua Portuguesa da UFPA, comentam sobre as diferentes experiências como estagiários em duas escolas públicas de Belém.

O trabalho, realizado durante atividade curricular da graduação, foi orientado pela professora Maria Helena Rodrigues Chaves, coordenadora de estágios da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará (FALE-UFPA). A produção aborda as dificuldades da Educação de Jovens e Adultos (EJA), os problemas para assimilar o conteúdo por causa dos métodos tradicionais e, também, a estrutura precarizada das escolas.

A estudante Aline Nabiça, que estagiou na modalidade EJA, na Escola Estadual Cordeiro de Farias, aponta diversas questões que motivam tanto a evasão quanto a volta às aulas. Nesse sentido, Aline reforça a importância do professor enquanto agente motivador, mesmo diante da  falta de estímulo proporcionada, principalmente, pelos poucos recursos estruturais e didáticos-metodológicos.

Uma realidade compartilhada também pelo estagiário Alan Chaves, que fez o estágio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Freitas.  “Eu pude observar a falta de incentivo aos alunos, falta de material. Em algumas aulas, os estudantes tinham que dividir os livros, não tinham acesso aos livros de forma individual. Outra coisa que eu pude perceber foi a estrutura da escola que deixa muito a desejar como portas caindo e banheiros em péssimas condições de uso.”

No podcast, os estagiários também destacam que o método de ensino é uma questão que deve ir além das aulas padronizadas de língua portuguesa. Assim, eles detacam que é preciso ensinar a disciplina não somente pelo livro didático. Isso porque a falta de método lúdico e material de apoio não democratiza o conhecimento, ao contrário, perpétua uma metodologia tradicional distanciando o aluno da aprendizagem, como ressalta a estudante Paula Pamplona.

“Durante o período da observação eu pude notar que o professor tem muito da metodologia tradicional, o que já é esperado, infelizmente, que seja essa coisa materializada do professor padronizar as aulas de língua portuguesa. Quando eu e o Alan sentamos pra montarmos o nosso plano de regência a gente ficou muito entusiasmado porque a gente queria que ocasionasse essa ruptura nesse ensino tradicional, a gente quis levar outro método de ensino, uma outra metodologia pra eles mesmo se motivarem dentro de sala de aula e perticiparem da nossa atividade”.

Além do episódio O estágio de língua portuguesa no ensino fundamental, a série Estágio Supervisionado destaca outros relatos de experiências importantes, tanto para a formação de novos professores como para o  debate acerca da educação nas escolas públicas de Belém e região metropolitana.