Planeta 21 é o programa em destaque nesta edição do Espaço Experimental. As lendas do “Toco” e a “O Poço da Moça” são alguns dos assuntos do programa que tem como temática as lendas e os contos amazônicos, que fazem parte do imaginário regional. No Planeta 21, a professora mestre em Comunicação, Linguagem e Cultura, da Universidade da Amazônia (UNAMA), Ana Selma Cunha, nos ajuda a mergulhar nesse universo tão importante para a formação da cultura na região.
Assim, ela explica que lendas são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas, com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Já os mitos, por usa vez, foram utilizados pelos povos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza que não eram compreendidos por eles. Tanto um quanto o outro vêm sendo contatos oralmente ao longo do tempo e enraizados nas tradições e culturas dos mais diversos povos.
Para a professora Ana Selma, a transmissão dessas narrativas são importantes para a nossa formação educacional e cultural. “Quando as crianças ou mesmo os pais, qualquer pessoa envolvida no contexto de uma contação de histórias se depara com uma narrativa, ela é apresentada a um mundo de possibilidades, de imaginação e de um olhar para dentro, dessa percepção interna. E esse encontro mediado pelas histórias vai fazer com que a sensibilidade e a percepção desse mundo possam ser fortalecidas”.
Ana Selma também explica um pouco sobre o contador de histórias que é essencial para a transmissão dessa oralidade. “Falar e contar as histórias amazônicas, as narrativas amazônicas passa a ser uma escolha também de resistência, para mostrar também a necessidade de que se amplie o olhar para a Amazônia, que muitas das vezes é apenas do exótico, às vezes até do medo”.
Uma das lendas do imaginário amazônico abordadas no programa é a lenda do “Toco”, do município de Salvaterra, na Ilha do Marajó, conta que ver um toco boiando na maré não é um bom presságio. E também a lenda “O Poço da Moça“, da comunidade quilombola do ramal Bacuri, em Abaetetuba, uma história de amor proibido que virou um curta-metragem e um minidocumentário.
O programa Planeta 21 é uma produção da turma de Rádio Jornalismo de 2019, e conta com a participação dos alunos Gabriel Cativo, Eloiá Carneiro, Ana Paula Costa, Bianca Galhardo, João Reis e Júlia França, sob a orientação da professora Netília Seixas.
O Espaço Experimental com o programa Planeta 21 vai ao ar às terças-feiras, às 11h, com reprise na quinta-feira, às 20h.