Clínica de Atenção à Violência

A Clínica de Atenção à Violência (CAV) é o projeto em destaque nesta edição do UFPA Comunidade. No programa, a jornalista Elissandra Batista conversa com a professora Luanna Tomaz de Souza, coordenadora da CAV. O trabalho é uma parceria entre o Núcleo de Práticas Jurídicas e o Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Violência na Amazônia, o NEIVA.

Durante o bate-papo, a coordenadora da Clínica de Atenção à Violência explica que a origem da iniciativa foi a criação do projeto de atendimento às mulheres em situação de violência em 2009. “Esse trabalho teve muito êxito e a gente consagrou a sexta-feira como o dia de atendimento à mulher. Aí, o projeto foi evoluindo e há cinco anos a gente criou a CAV”, afirma Luanna.

Atualmente, a Clínica de Atenção à Violência atende mulheres, homens e não-binários, vítimas dos mais diversos tipos de violência, incluindo racismo, LGBTfobia, violência doméstica e policial. Com atendimento multidisciplinar, o trabalho envolve profissionais, professores, pesquisadores e alunos das áreas do direito, da psicologia, ciências sociais e serviço social.  Tudo para proporcionar atenção completa e humanizada para cada pessoa.

No UFPA Comunidade, Luanna Tomaz ressalta, ainda, a trajetória e a importância do Núcleo de Práticas Jurídicas, um dos mais importantes projetos de extensão da UFPA, que está a serviço de toda a comunidade de forma gratuita. “Através do Núcleo, os estudantes têm o suporte do tripé da Universidade, que integra ensino, pesquisa e extensão. É um serviço que é diferenciado não só para os alunos, mas também para as pessoas que precisam e demandam dos serviços jurídicos oferecidos pela UFPA, destaca a professora Luanna.

Para saber mais sobre a CAV, não perca esta edição do UFPA Comunidade. O programa vai ao ar toda sexta-feira, às 11h, com reprise na quinta-feira, às 20h, na Rádio Web UFPA.

Serviço:
Clínica de Atenção à Violência
Atendimento: às sextas-feiras
Local: Bloco “L” do Campus Profissional da UFPA, bairro Guamá, em Belém.