“Jornalismo em rede”
Espaço Experimental
Rádio Web UFPA
Jornalismo em rede é o tema do podcast em destaque nesta edição do Espaço Experimental. O trabalho faz parte da série “Jornalismo em Pauta”, realizada durante a atividade curricular dos alunos e alunas da Faculdade de Comunicação da UFPA, para a disciplina Teoria do Jornalismo, ministrada pelo professor Leandro Lage.
Mas afinal, você sabe o que significa Jornalismo em rede? De acordo com os especialistas, essa expressão traduz a forma em que o trabalho jornalístico pode se concretizar, diante das diversas possibilidades de comunicação pela Internet. Isso considerando, especialmente, o compartilhamento de notícias nas redes sociais, além dos mecanismos de busca, principais fontes de informação, na atualidade.
Assim, o Jornalismo em rede muda o movimento de absorver notícias e transforma o processo de distribuição e recepção pelo consumidor, em uma velocidade diferenciada. Essa questão apresenta consequências diretas para o Jornalismo. Entre elas, a facilidade em publicar nas redes virtuais, mas, também, a disseminação de notícias não apuradas e mal contextualizadas.
É sobre todas essas questões, que, neste episódio da série Jornalismo em Pauta, as estudantes Gabrielly Chagas e Victoria Rodrigues conversam com a jornalista e professora Regina Lima. As principais mudanças na área da comunicação, a evolução das redes sociais e as descontinuidades nas práticas jornalísticas estão em pauta no programa.
“A grande questão com a Internet é que ela faz essa ruptura e mistura. Ela tira dos grandes meios de comunicação o poder que era único de produção de informação, de notícia. Então, agora, com a Internet, qualquer pessoa pode produzir informação”, ressalta a professora Regina Lima.
Ela destaca, ainda, que o Jornalismo em rede trabalha alinhado ao conceito de convergência, um dos principais fenômenos comunicacionais da contemporaneidade. E essa convergência midiática pode ser facilmente percebida pelos conteúdos multimídia, que combinam imagens, sons, textos e áudios em poucos minutos na tela do celular, prescindindo a necessidade de ligar a televisão ou o aparelho físico do rádio.
“O podcast é a configuração do rádio nesse momento contemporâneo em que a gente está vivendo. Ainda que seja um veículo de transporte de informação antigo, ele pode se reformular, se reconfigurar dentro desse aspecto da contemporaneidade e pode veicular via internet aquilo que era mais difícil, um áudio para alguém escutar pela internet. Então você tem o podcast que é radiofônico mas que pode entrar com imagens”, completa a professora.
O podcast Jornalismo em rede é uma produção dos estudantes da turma de Jornalismo 2022: César Vieira, Gabrielly Chagas, Giovana Rodrigues, Roberta Oliveira, Victoria Rodrigues, Rafael Arcanjo e Deivid Martins. Para conhecer um pouco mais sobre as transformações do Jornalismo nas redes sociais e entender melhor como esse processo tem modificado a produção e a circulação de notícias, não perca o quarto episódio da série Jornalismo em Pauta.
Reportagem: Denily Carvalho
Ouça também:
https://radio.ufpa.br/index.php/espaco-experimental/jornalistas-e-as-empresas-de-jornalismo/
https://radio.ufpa.br/index.php/espaco-experimental/o-jornalismo-e-uma-forma-de-conhecimento/