Profcast

“Espaço Experimental – Profcast”

Espaço Experimental

Rádio Web UFPA

Profcast é o produto radiofônico em destaque nesta edição do Espaço Experimental. O trabalho faz parte da série “Estágio Supervisionado” realizada durante a atividade curricular dos alunos e alunas do curso de  Letras – Língua Portuguesa da UFPA. A orientação é da professora Maria Helena Rodrigues Chaves, que é a coordenadora de estágios da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará (FALE-UFPA).       

Neste episódio, as estudantes Eduarda Reis, Jane Barros, Luciana Almeida e Zeneide Rocho contam um pouco sobre as experiências vivênciadas nas salas de aula de quatro escolas públicas localizadas na Região Metropolitana de Belém.  No podcast, as futuras professoras fazem reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem, em especial  da língua portuguesa. Além disso, as estagiárias destacam a carência de políticas públicas educacionais para melhorar a estrutura das unidades escolares e, consequentemente, a questão do ensino-aprendizado dos alunos da educação básica.      

De acordo com a experiência das idealizadoras do Profcast, a infraestrutura das escolas é um elemento extremamente importante para o desenvolvimento social e intelectual de toda a comunidade escolar. Assim, além de proporcionar melhor qualidade do ensino, uma boa estrutura tanto física quanto digital ajuda a fortalecer o vínculo entre alunos e professores. Uma realidade bem diferente da vivenciada pelas estudantes de Letras durante o estágio nas escolas.      

“Minha experiência de estágio foi na escola municipal Padre Romeu, localizada na Regiao Metropolitana de Belém. Assim que entrei no corredor da escola, percebi o quanto o espaço era quente. As salas eram quentes, escuras, com ventiladores velhos, além de sujas e com quadro branco envelhecido. Não tem biblioteca. A quadra de esporte é descoberta. Quando chove os alunos têm que correr para dentro da escola. Então, a infraestura é muito importante para que a escola tenha qualidade de ensino, isso implica na condição de aprendizado do aluno,” relata a estudante Jane Barros.

Para além da infraestrura, as estudantes também comentam sobre a metodologia usada com os alunos. Elas contam que, durante o estágio supervisionado, perceberam que a grámatica ainda é ensinada de forma tradicional, com processos que não permitem explorar o ensino além das normas gramaticais. Assim, as apresentadoras do Profcast  reforçam a necessidade de uma mudança na didática dos futuros professores de língua portuguesa, permitindo metodologias com maior interação entre alunos e professores.    

‘’A professora que eu acompanhei por ensina somente a gramática normativa, ela não sabia mais lidar com aluno que não presta atenção, com o aluno que foge da sala de aula, com o aluno que não retorna. Então, os alunos precisam de uma interação, de uma metodologia diferente que faça com que eles se interessem e queiram permanecer na sala de aula”, destaca a estagiária Eduarda Reis.

Dessa forma, para as autoras do Profcast é urgente a necessidade de didáticas e metodologias que instiguem não apenas a criatividade, mas também o senso critico dos alunos, motrando-lhes uma pesperctiva da escola, que não seja só a de cumprir horário para passar de ano. Assim, debater sobre o ensino lúdico da língua portuguesa é também uma forma de lutar por uma educação democratica e de qualidade.

Para conhecer um pouco mais sobre a realidade vivenciada por muitos alunos da educação básica, incluindo a falta de infraestrura e de metodologias de ensino diferenciadas, não perca este episódio da série Estágio Supervisionado. São relatos de experiências importantes, tanto para a formação de novos professores como para o debate acerca da educação nas escolas públicas de Belém e região metropolitana. 

Reportagem: Denily Carvalho

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