Moraes Moreira

Nesta edição do Memória Musical, você relembra a trajetória de Moraes Moreira, reconhecido do cantor e compositor da música brasileira e uma das figuras icônicas do carnaval de Salvador.

Antônio Carlos Moraes Pires nasceu 8 de julho de 1947 na cidade de Ituaçu, interior da Bahia. Com 12 anos, ele já sabia tocar sanfona e se apresentava em festas de São João, mas foi tocando violão que o artista se tornou uma das referências da MPB.

Aos 17 anos, mudou-se para Salvador onde conheceu Luiz Galvão, com quem dividia o processo criativo das composições e melodias da banda Novos Baianos. O grupo contava ainda com Paulinho Boca de Cantor e Baby Consuelo, além de Pepeu Gomes que era da banda de apoio e depois foi incorporado à formação. Juntos, são responsáveis pelo clássico disco “Acabou Chorare”, eleito o maior álbum da música brasileira pela revista Rolling Stone.

Após a saída do grupo, Moraes Moreira dedicou-se à carreira solo, na qual é notável a sua habilidade como violonista, além do sucesso com composições próprias. No trabalho, o aristas evidenciou as influências do rock, da bossa nova e as sonoridades de festas populares tipicamente brasileiras. Por isso, Moraes Moreira também é um personagem importante para o carnaval, já que em 1975 foi o primeiro artista a comandar um trio elétrico e ter ajudado a definir o ritmo hoje conhecido como axé.

Neste programa conheça mais sobre a carreira de Moraes Moreira e relembre grandes sucessos da carreira solo e nos Novos Baianos, incluindo “Preta Pretinha”, “Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira”, “Pombo Correio”, “Bloco do Prazer”, “Santa Fé” e muito mais!

Apresentação e direção: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Fabrício Queiroz
Gravação e montagem: Felipe Rocha

O Memória Musical especial Moraes Moreira vai ao ar na sexta-feira, às 21h.
Horários alternativos: Sábado, às 21h, e quarta-feira, às 21h.

Compartilhe !

Id:7888

Pular para o conteúdo