Roberto Leal

Nesta edição do Memória Musical, relembre a trajetória do cantor luso-brasileiro, Roberto Leal.

António Joaquim Fernandes nasceu em 1951, em Macedo de Cavalheiros, região norte de Portugal. Em 1962, mudou-se com a família para São Paulo, onde trabalhou como sapateiro e comerciante de doces até iniciar uma carreira como cantor de fados e músicas românticas.

Em 1970, António Joaquim adotou o nome artístico Roberto Leal e no ano seguinte ficou conhecido, no programa do Chacrinha, pela música “Arrebita”. Com o sucesso, Roberto Leal ganhou popularidade e começou a se apresentar em diversos programas de auditório. Na época, ganhou o prêmio de Rei da Juventude Brasileira e o Globo de Ouro, da TV Globo.

Além de cantor, Roberto Leal também foi ator e em 1978 participou do filme “Milagre – o poder da fé” que conta sua história e teve partes filmadas na sua cidade natal. No final dos anos 80, Leal voltou para Portugal para se dedicar ao mercado musical europeu e comandou um programa de TV no país.

Em 1998, Roberto Leal voltou ao Brasil e foi apontado, no ano seguinte, como a personalidade portuguesa de destaque e mais popular no país, pelo Datafolha. No início dos anos 2000, o CD “Roberto Leal Canta Roberto Carlos” e obras que reuniam as culturas brasileira e portuguesa, como o projeto “Vira Brasil” e “De Jorge amado a Pessoa”.

Roberto Leal faleceu em 15 de novembro de 2018, devido a um melanoma maligno que evoluiu e atingiu o fígado. Alguns sucessos como: “Arrebita”, “A festa ainda pode ser bonita”, “Tic, tic, tac” e “Bate o pé”, você confere nesta edição especial do Memória Musical.

Apresentação: Áurea Garcia e Helando Fragoso
Produção e roteiro: Áurea Garcia
Gravação e montagem: Felipe Rocha
Direção: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O Memória Musical vai ao ar às sextas-feiras, às 17h e 23h.
Horários alternativos: sábado, domingo e terça-feira, às 13h e 22h.

Compartilhe !

Id:7234

Pular para o conteúdo