Assessoria de Diversidade e Inclusão Social (ADIS)

Essa edição do Saest e Você traz como assunto a Assessoria de Diversidade e Inclusão da UFPA (ADIS), que é vinculada à Reitoria e está responsável pelo planejamento, coordenação, definição, implementação e acompanhamento de políticas de ações afirmativas. A convidada desta edição é a Professora Milene Veloso que aborda o trabalho desenvolvido pela Assessoria que, atualmente, conta com três coordenadorias voltadas às questões étnico-raciais, de diversidade de gênero e de diversidade cultural.

No programa, Milene Veloso fala sobre a implementação da ADIS, que desde 2017, iniciou a institucionalização de projetos que já ocorriam na Universidade, que tem como principais objetivos incluir a pauta da diversidade na rotina acadêmica e enfrentar casos de preconceito por meio de ações de cunho afirmativo.

Entre as iniciativas destacadas pela professora estão o acolhimento a estudantes estrangeiros, promovido pela Pró-Reitoria de Relações Internacionais (ProInter); o acesso a cursos de informática para quilombolas e indígenas; e os projetos para o aprendizado de línguas estrangeiras.

Para Milene Veloso, a atuação da Assessoria de Diversidade e Inclusão Social contribui, por exemplo, para o combate ao racismo institucional e o enfrentamento das violações de direitos. Nesse sentido, a professora defende o papel e a necessidade do fortalecimento de unidades como a Ouvidoria a partir do envolvimento da comunidade com esses serviços. “Tem poucas denúncias na Ouvidoria, até onde sei, não são números elevados, as pessoas não procuram a Ouvidoria para fazer isso e a gente fica sem poder dimensionar isso”, declara.

Para saber mais sobre a importância da Assessoria de Diversidade e Inclusão Social da UFPA e da valorização dos públicos de diferentes origens e culturas na universidade, não perca esta edição do SAEST e Você – Tudo sobre assistência estudantil da UFPA.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e reportagem: Áurea Garcia
Gravação e montagem: Karla Guimarães

O SAEST e Você vai ao ar todas as quintas-feiras, sempre às 12h e às 18 horas, e também nos horários alternativos: sábado, às 10h; segunda, às 12h, e as terças-feiras, às 18h.

O programa é uma realização da Rádio Web UFPA, projeto de extensão da Faculdade de Comunicação (FACOM), em parceria com a Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST).