Perfil dos Estudantes da UFPA

Nesta edição do Saest e Você o destaque são os resultados da V Pesquisa Nacional do Perfil dos Estudantes das Universidades Públicas, que foi realizada em março de 2018. O convidado desta edição é Ronaldo Araújo, superintendente de assistência estudantil, que fala um pouco mais sobre o resultado da pesquisa.

Perfil social e econômico, cor ou raça, sexo, idade, estado civil, nacionalidade, renda, trabalho, bens e moradia, são alguns dos dados encontrados nos resultados da pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais (Andifes), que segundo o professor Ronaldo Araújo ajudam a compreender o papel desempenhado pelas universidades na sociedade.

“As universidades têm feito uma política de inclusão, as políticas de cota, seja cota para alunos de escola pública, sejam as cotas étnico-raciais, todas elas vêm cumprindo o papel importante de inclusão social nas universidades brasileiras” destaca Ronaldo Araújo

A pesquisa também mostra que o perfil das universidades brasileiras mudou, pois, pela primeira vez, a maioria dos estudantes são negros ou pardos, revelando que as universidades públicas estão no caminho certo da inclusão social. “A sociedade brasileira era prioritariamente, formada, constituída, majoritariamente por negros e pardos, mas esses setores não estavam tão presentes na universidade e quando você eleva a participação de negros e pardos, em particular, na universidade, você está fazendo justiça social”, afirma o superintendente.

Para saber mais sobre a importância dos resultados da pesquisa e como o perfil dos estudantes das universidades federais mudou, não perca esta edição do Saest e você – Tudo sobre assistência estudantil na UFPA.

Apresentação: Elissandra Batista
Produção, roteiro e reportagem: Áurea Garcia
Gravação e montagem: Karla Guimarães

O SAEST e Você vai ao ar todas as quintas-feiras, sempre às 12h e às 18 horas, e também nos horários alternativos: sábado, às 10h; segunda, às 12h, e as terças-feiras, às 18h.

O programa é uma realização da Rádio Web UFPA, projeto de extensão da Faculdade de Comunicação (FACOM), em parceria com a Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST).