Política de Assistência Estudantil na UFPA

Implantada em 2016, a Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) é resultado de diversas ações com o objetivo de auxiliar os alunos em situação de vulnerabilidade social a permanecerem na Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente, cerca de 25.000 alunos recebem apoio financeiro, pedagógico e de saúde nos campi da capital e interior do estado por meio dos programas e modalidades de apoio da SAEST.

Mas efetivamente, essas iniciativas se consolidaram em 2007, com a implantação do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Com o plano, verbas federais foram destinadas para a assistencial dentro das universidades, uma forma de contribuir com o desempenho acadêmico dos discentes de graduação, em todo o País. No mesmo ano, na UFPA, surge a Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE), unidade que foi transformada em SAEST.

“Nós estamos cada vez mais a cara da nossa sociedade, cada vez mais trazendo aquelas parcelas da população que antes estavam excluídas do acesso à educação superior. Então, é bom saber que temos alunos que vem de todas as origens, com todas essas demandas que nos são trazidas e nosso dever como gestores é trabalhar para dar cada vez mais condições para que esses alunos permaneçam e usufruam do melhor modo possível da Universidade”, afirma o professor Emmanuel Tourinho, reitor da Universidade Federal do Pará.

Atualmente, com o intuito de garantir o aprendizado e diminuir a taxa de evasão, a UFPA oferece vários programas e serviços voltados a assistência estudantil. O principal é o Programa Permanência, uma espécie de guarda chuva, com 14 modalidades de apoio financeiro, incluindo o auxílio permanência, o auxílio moradia, línguas estrangeiras, creche e o auxílio para pessoas com deficiência.

De acordo com professor José Maia, superintendente de assistência estudantil, a grande quantidade de auxílios se deve às particularidades dos alunos. “Existe uma diversidade muito grande dentro da Universidade e isso é muito bom e característico de uma instituição pública. Nós temos, por exemplo, alunos que estudam de forma mais concentrada no primeiro e segundo período letivo do ano. Então são dinâmicas diferentes e para isso nós temos modalidades de auxílio que reconhecem essas especificidades.”

Diante da realidade socioeconômica de grande parte da população brasileira, ações afirmativas são extremamente necessárias para o acesso e a inclusão social dos estudantes nas universidades. Nesse contexto, a UFPA foi pioneira na implantação da política de cotas para ingresso de alunos de escolas públicas, negros e pardos. Além disso, foi a primeira instituição a abrir processo seletivo especial para indígenas e quilombolas. Assim, as demandas sociais aumentam a cada ano na Universidade, que ainda enfrenta o desafio da acessibilidade para pessoas com deficiência.

“Inclusive, esse ano, dentro das cotas, nós teremos a cota para alunos PCD de escola pública e isso vai ter um resultado diferente, porque aumentamos significativamente o número de alunos PCD.  Agora, nós devemos ter, provavelmente, mais de 300 alunos PCD na UFPA. Neste sentido, esse processo é extremamente rico e isso obviamente coloca para nós, da assistência estudantil, novas demandas e novos desafios”, ressalta o professor José Maia, que também destaca a importância e o impacto da assistência estudantil. “É muito gratificante ver um aluno recém formado, que está na pós-graduação ou que fez um concurso público e está exercendo sua profissão e saber que você de alguma maneira contribuiu para aquilo”, relata.

Para mais informações sobre a Política de Assistência Estudantil, não perca o programa de estreia “SAEST e Você: tudo sobre assistência estudantil na UFPA”. Nesta primeira edição, o reitor Emmanuel Tourinho e o professor José Maia participam destacando os principais avanços e desafios da Universidade no processo de formação qualificada dos alunos em vulnerabilidade social, na região amazônica.

O programa é uma realização da Rádio Web UFPA, projeto de extensão da Faculdade de Comunicação (FACOM), em parceria com a Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST).

Confira todas as quintas-feiras, sempre às 12h e às 18 horas.
Horários alternativos:
Sábado, às 10h;