“UFPA Comunidade – Criptocuia”
UFPA Comunidade
Rádio Web UFPA
Criptocuia Belém 2024 é o programa em destaque nesta edição do UFPA Comunidade. No programa, a bolsista de jornalismo Denily Fonseca conversa com a coordenadora geral do projeto Criptocuia Belém Paula Amaral e com o coordenador de relações e conexões da Criptocuia Matheus Botelho. O evento, que agrega a cultura regional com as famosas criptofestas, ocorrerá no período de 6 a 8 de dezembro de forma híbrida em Belém, na Usina da Paz, no bairro do Jurunas.
A popularização do movimento das criptoFestas no Norte do país tem sido um dos caminhos propostos ao criarem um ambiente e espaço seguro e plural para a sociedade ter autonomia e segurança digital, através da cultura popular e da conexão com o território, buscando impacto social.
“Pensando nessa roupagem de trazer esse movimento de Criptofestas que já acontecem no Brasil para uma identidade nortista, identidade amazônida. Então, dentro desses debates, a gente pensar no acesso à internet, no acesso à informação e nessa coletividade era algo muito peculiar enquanto pessoas nortistas”, destaca Paula Amaral.
Nesse sentido, a Cripotcuia busca expandir inovações e debates de assuntos voltados à tecnologia e ao clima. Desse modo, as CriptoFestas desempenham um papel crucial na educação digital, especialmente em um país com desigualdades de acesso e conhecimento tecnológico.
“Esse debate tecnológico é o pensar dessa cultura digital com a cultura popular mais alinhada com o que a gente está vivendo no nosso território, e como o debate ambiental para além do que é COP 30. A COP-30 vai passar e a Criptocuia vai continuar por aqui. Entender e aproveitar esses momentos para trazer debates que estão latentes, mas que não são debatidos de uma forma aprofundada”, explica Matheus Botelho.
A programação da Criptocuia conta com diversas mesas de debates, além da feira de exposições com 20 empreendedores das periferias da região metropolitana de Belém e noites culturais com apresentação de artistas como Guitarrada das Manas, Melissandra, DJ Walbster, Grupo Pisada Caboca e o trio “Black Trindade” formado pelos MCs Super Shock, Sumano e Moraes MV.
Para saber mais detalhes sobre a programação, além das atividades interativas, não perca esta edição do UFPA Comunidade. E para acompanhar as novidades do Festival, acesse @criptocuia, no Instagram.