Evento Mais Sustentável

“UFPA Comunidade – Evento Mais sustentável”

UFPA Comunidade

Rádio Web UFPA

O Projeto de extensão Evento Mais Sustentável está em destaque nesta edição do UFPA Comunidade. No programa, a jornalista Elissandra Batista conversa com a professora Gisele Assis, da Faculdade de Turismo da UFPA, para discutir as ações, metas e desafios relacionados à promoção de eventos com impacto positivo e responsabilidade socioambiental tanto dentro quanto fora da universidade.

A ênfase na necessidade de repensar a organização de eventos para torná-los mais sustentáveis é destacada durante o programa. Gisele Assis ressalta a importância de orientar os envolvidos a reconsiderar suas escolhas desde o planejamento até a execução dos eventos. Nesse contexto, o Projeto de Extensão adota a metodologia dos 5 R’s (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar) como guia para suas ações. Além disso, ressalta a participação das comunidades locais, tradicionais e acadêmicas no sentido de reduzir o consumo de resíduos durante os eventos.

“Um exemplo prático disso é adotar uma comunicação 100% digital, a gente está tentando eliminar o uso de papel em nossas comunicações de evento. Todos possuímos smartphones, independentemente da qualidade, então por que não migrar toda essa comunicação para o ambiente digital?”, explica a professora Gisele Assis.

A importância da educação ambiental pré-evento também é destacada, incentivando os participantes a se engajarem na gestão sustentável, como evitar o consumo de papel e copos plásticos. Gisele Assis afirma que a educação ambiental é um processo contínuo e sistemático, de forma transversal e institucional não só para eventos, “Não basta apenas falar uma vez e esperar que todos se encaixem, é um processo. Então, é necessário sensibilizar as pessoas e não conscientizar, porque todos nós temos consciência do nosso papel Amazônida”.

Além disso, Gisele Assis destaca a necessidade de um plano de logística sustentável, tanto a nível institucional quanto na gestão pública. Apesar dos avanços institucionais nessa direção, ainda há muito a ser feito para incorporar práticas sustentáveis como uma estratégia de gestão. E chama a atenção para ampliar o debate sobre esse tema, uma vez que a universidade produz eventos regularmente em diferentes áreas, mas não tem um mapeamento adequado da quantidade de eventos e dos resíduos gerados pela universidade.

No UFPA Comunidade, você também terá acesso aos esforços da equipe do Evento Mais Sustentável, composta principalmente por alunos da Faculdade de Turismo, em sua jornada para estabelecer um legado positivo e construir parcerias significativas com as comunidades tradicionais. Essa iniciativa não apenas busca criar oportunidades para essas comunidades, mas também visa integrá-las aos roteiros turísticos oferecidos durante os eventos.

Para saber mais os desafios e oportunidades na promoção de eventos com impacto positivo e responsabilidade socioambiental. E ainda conhecer de perto como a colaboração entre a universidade e as comunidades locais pode resultar em iniciativas inovadoras e impactantes em prol da sustentabilidade. Não perca esta edição do UFPA Comunidade.