Hospital de Amor

“UFPA Comunidade – Hospital de Amor”

UFPA Comunidade

Rádio Web UFPA

Hospital de Amor, instituição sem fins lucrativos com sede na cidade de Barretos, no estado de São Paulo, está em destaque nesta edição do UFPA Comunidade. No programa, a jornalista Elissandra Batista conversa com Kennedy Marino, supervisor das unidades móveis de educação do Hospital de Amor.  

A carreta do projeto, que trabalha com a educação em saúde, para a prevenção de cânceres e outras doenças, no Brasil, foi uma das atrações na programação da 76ª Reunião Anual da SBPC, que ocorreu na Universidade Federal do Pará (UFPA), no período de 07 a 13 de julho de 2024. 

No UFPA Comunidade, Kennedy Marino destaca a importância e as metodologias do projeto denominado Liga de Combate ao Câncer (LCC), que funciona dentro da unidade móvel, totalmente adaptada com tecnologias que permitem muita interação para os visitantes, misturando cuidado e prevenção, em movimento.

Assim, na carreta do Hospital de Amor, óculos de realidade virtual, gamificação e muita ludicidade transformam crianças e adolescentes em agentes secretos, que enfrentam desafios educativos sobre autocuidado e diagnóstico precoce, o que permite adquirir o super poder do conhecimento para ajudar a salvar vidas, como fazem os super heróis.

“Costumamos dizer que somos mesmo apelativos. A gente quer chegar na criança, treinar e falar, olha, chega em casa e fala: mamãe, papai, você já fez algum exame preventivo? Porque, a gente entende que essa geração dos pais, às vezes, não teve essa oportunidade que essa criança está tendo de receber informações sobre prevenção. Então, por isso, que é importante a gente alertar as crianças hoje em dia, para que elas não cresçam, também, com os tabus, em relação ao câncer, que ainda existem na nossa sociedade”, ressalta Kennedy Marino.

Durante a conversa, Kennedy também fala sobre o trabalho do Hospital de Amor, que há 63 anos oferece atendimento oncológico gratuito. Ele também destaca a importância da prevenção primária e secundária para evitar diagnósticos tardios.

“A prevenção primária é aquele tipo de prevenção que a gente consegue fazer em casa, que é a cultura do autocuidado, que é não consumir o álcool, não fumar, utilizar protetor solar. A prevenção secundária, aí o hospital tem um trabalho forte porque ele está espalhado pelo Brasil com várias unidades, fazendo os exames de rastreamento, por exemplo, a mulher a partir de 40 anos deve sempre estar em dia com o exame de mamografia”

Para descobrir como ciência, educação e amor se unem para salvar vidas e como essa ação reforça a missão do Hospital de Amor, espalhando educação em saúde e, ainda, democratizando o acesso à informação por meio de tecnologias imersivas e linguagem lúdica, não perca esta edição do UFPA Comunidade.

Compartilhe !

Id:15851

Pular para o conteúdo