O UFPA Comunidade tem como tema o Projeto IQ: Conhecimento e resistência – Ações interventivas para a permanência com qualidade e equidade dos estudantes indígenas e quilombolas do ICSA.
Como convidados recebemos a professora Maria do Socorro Amoras e a professora Solange Gayoso, coordenadoras do projeto; Armando Lírio, diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas; Alaci de Souza Maciel, estudante de serviço social, bolsista e monitor do projeto; Ana Carolina, participante do Laboratório de Desenvolvimento de Ideias e o professor Miércio Neto, diretor da Faculdade de Engenharia Elétrica e Biomédica.
O projeto começou em 2016, a partir de demandas apresentadas pelos estudantes indígenas e quilombolas do curso de serviço social. “Eles tinham dificuldade para acompanhar a metodologia dos professores, a execução dos trabalhos acadêmicos, e por isso precisavam de um apoio pedagógico”, declara a professora Maria do Socorro.
Ao longo de 2016 foram ofertadas diversas oficinas, com o propósito de sanar as dificuldades apresentadas pelos alunos. Inicialmente os estudantes de serviço social eram os únicos que participavam das oficinas, mas ao final do ano as ações haviam alcançado estudantes de diversos cursos do ICSA.
Para saber mais sobre o Projeto IQ: Conhecimento e resistência – Ações interventivas para a permanência com qualidade e equidade dos estudantes indígenas e quilombolas do ICSA, fique ligado no UFPA Comunidade.
Apresentação: Elissandra Batista
Produção e roteiro: Bruna Rocha
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
O UFPA Comunidade vai ao ar às sextas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Domingo, às 15h, e terça-feira, às 15h.