Jambu Music é a pauta desta edição do UFPA Comunidade. A cultura amazônica é extremamente rica e multifacetada. Seja na música, artes visuais, teatro, dança, além de outras manifestações populares. Tem sempre algo novo para encontrarmos. Ainda assim, a cultura e a arte na região precisam de mais incentivos à produção e ao consumo pela sociedade.
Pensando nisso, a Faculdade de Comunicação, da Universidade Federal do Pará (UFPA), realiza o Jambu Music, um projeto de extensão custeado com verbas parlamentares. No UFPA Comunidade, quem conta mais sobre o Jambu Music é a professora coordenadora do projeto, Regina Lima, a doutoranda e bolsista Vivian Carvalho e a professora e diretora da Escola Estadual Camilo Salgado, Aline Castro.
O objetivo do Jambu Music é oferecer e estimular a produção e o acesso à cultura independente e colaborativa, possibilitando maior visibilidade à arte e aos artistas da região. A ação envolve a realização de oficinas de fotografia, música, teatro e dança em escolas públicas, além de capacitação para artistas e profissionais da área da cultura com palestras para contribuir com o processo de gestão da carreira. E, ainda, espaço para shows musicais e exposições de trabalhos artísticos dos mais diversos estilos.
“Os projetos de extensão são, efetivamente, a aproximação da universidade com a comunidade. E essa aproximação, no momento em que estamos vivendo, no campo político e econômico, se torna ainda mais necessária. Cada vez mais, a universidade precisa não só abrir as portas para que a comunidade a conheça como também ela precisa ir até a comunidade”, destaca a professora Regina Lima.
Em 2019, as oficinas ocorreram em escolas públicas da periferia de Belém (Jurunas, Pedreira e Bengui) e nas cidades de Curuçá e Marapanim. Projetos como esse são importantes, principalmente, para as comunidades que carecem de compromisso dos governos no sentido de oferecer novas possibilidades para a população.
“São oportunidades que dificilmente chegam na periferia e são importantes que cheguem, seja pelo apoio das universidades ou seja num projeto maior, que de repente nossos governantes e deputados podem pensar em nesse povo cercado de violência e mostrar pra eles que existem outras possibilidades que no dia a dia eles não têm”, ressalta a professora Aline Castro.
A diretora da Escola Camilo Salgado afirma, ainda, a importância da temática cultural nas escolas públicas. “Formação não é só conteúdo, formação é mostrar que é possível outros caminhos, que é possível o caminho da arte, que nem tudo é o caminho do mundo do trabalho em si, tradicional, que a arte também é trabalho”, considera Aline Castro.
Para as entrevistadas desta edição do UFPA Comunidade, as oficinas também possibilitaram um olhar mais humanizado pelos alunos que participaram do projeto com uma compreensão mais ampliada sobre o campo artístico, como explica Vivian Carvalho. “A arte vem para abrir a perspectiva de mundo das pessoas e elas podem, mesmo que não virem artistas, ver a escola e o conteúdo programático de uma outra maneira”.
Para conhecer ainda mais o projeto Jambu Music, não perca esta edição do UFPA Comunidade!
Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Áurea Garcia e Victor Lorran
Gravação e montagem: João Nilo e Felipe Rocha
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz
O UFPA Comunidade vai ao ar às sextas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Domingo, às 15h, e terça-feira, às 15h.