Núcleo de Artes e Imanências em Saúde

No UFPA Comunidade desta semana você vai conhecer o programa de extensão “Núcleo de Artes e Imanências em Saúde (NARIS)”.

O projeto iniciou no ano de 2009, criado por um grupo de estudantes de Medicina que criticavam a formação na área, as carências do Sistema Único de Saúde (SUS) e as políticas públicas que não davam retorno para a comunidade local.

Por meio de atividades lúdicas, artísticas e interdisciplinares, os estudantes integrantes do NARIS buscam formas alternativas de aprendizagem e também informam a população sobre os outros conceitos de saúde, bem-estar e sociabilidade que estão presentes no cotidiano.

“Esse programa se divide em dois projetos: a Trupe da Pró-Cura, com alunos voluntários de diversas áreas. A Trupe consolida a sua ação com a linguagem da palhaçaria no hospital Barros Barreto, na enfermaria pediátrica. Outro grupo começou a propor uma atuação com pessoas em situação de rua e que usam abusivamente álcool e drogas. Então, esses alunos trabalham mais na perspectiva de saúde coletiva”, afirma a psicóloga Larissa Medeiros, que já atuou no projeto e hoje é integrante da Associação Viramundo, parceira das ações do NARIS.

Através do uso da arte, a saúde ganha novos conceitos e se aproxima da população, pois com as diversas atividades, o programa procura atender às necessidades e particularidades de grupos sociais que estão à margem da sociedade.

Nesta edição do UFPA Comunidade, participa também a professora Silvia Bahia, atual coordenadora do projeto, que comenta a articulação do programa com a pesquisa e suas repercussões no ambiente do curso de Medicina, incorporando algumas das práticas dos projetos no projeto político-pedagógico do curso.

Para saber mais sobre o Núcleo de Artes e Imanências em Saúde, acompanhe o UFPA Comunidade.

Apresentação: Fabrício Queiroz

Produção: Giullia Moreira

Gravação e montagem: João Nilo Ferreira

Foto: Facebook Trupe da Pró-Cura

O UFPA Comunidade vai ao ar todas às sextas-feiras, às 10h e 21h.

Horários alternativos: domingo, às 15h / terça-feira, às 15h.