Pint of Science 2023, em Belém

“UFPA Comunidade – Pint of Science 2023”

UFPA Comunidade

Rádio Web UFPA

Pint of Science, você já conhece? É um festival internacional que busca divulgar o conhecimento científico de maneira bem informal e mais atrativa para a sociedade em geral. Com origem, em 2012, na Inglaterra, atualmente, o Pint of Science acontece em mais de 30 países, com bate-papos e apresentações sobre ciência, especialmente, em locais públicos como bares, cafés e lanchonetes, por exemplo.

Em Belém, o último evento foi realizado em 2019, e, este ano, acontece pela terceira vez. As inscrições para os pesquisadores interessados em apresentar trabalhos encerram nesta sexta-feira, 07 de abril, pelo link https://linkr.bio/pintofsciencebelem. E sobre a programação, a jornalista Elissandra Batista conversa, nesta edição do UFPA Comunidade, com uma das coordenadoras do Pint of Science, na capital paraense, a professora da Universidade Federal do Pará, Raquel Ripardo.        

Durante a entrevista, a pesquisadora explica que o festival de divulgação científica será realizado globalmente de forma simultânea em várias cidades, dos mais diversos países. Assim, ao longo de três dias consecutivos: 22, 23 e 24 de maio de 2023, a população de Belém vai poder conferir a programação em variados espaços, incluindo Na Figueredo, Let’s Bike Café e  Iron Pub.

“No início, o objetivo do Pint of Science era levar as pessoas para dentro dos laboratórios. Aí, quando se percebeu que a população ficou tão interessada lá na Inglaterra, os idealizadores pensaram: ‘por que não levar o laboratório para as pessoas fora das universidades?’ E se decidiu então especialmente pelos bares. A gente quer levar ciência, os conhecimento, as reflexões. E tirar os pesquisadores das universidades para conversar de forma descontraída com a população”, informa Raquel Ripardo.

Dessa forma, de acordo com a pesquisadora, o evento vem contribuindo com o processo de desmistificação das atividades realizadas pelos cientistas, que, muitas vezes, ainda são vistos e idealizados como seres especiais. Uma realidade que também contribui para o afastamento e o desinteresse do público leigo sobre a importância, os avanços e desafios da ciência nos mais diversos aspectos do cotidiano da população em geral.

“O pesquisador entra na Academia, faz mestrado, doutorado, vira professor sempre pensando como ele tem que trabalhar intensamente para provar para os próprios pares a importância dos seus estudos e pesquisas. E, assim, a função de levar o conhecimento para o público em geral acaba em segundo ou último plano. E a gente viu, principalmente durante a pandemia de Covid 19, o quanto é importante que esse conhecimento chegue à população, que precisa saber que ciência importa, faz parte do dia-a-dia e interfere também no cotidiano. E que, por isso, é necessário conhecer para entender e também querer estar por dentro, enquanto cidadão, dos processos científicos”.

E é nesse sentido de incentivar, cada vez mais, o interesse da população pela ciência que o Pint of Science trabalha com as seguintes missões e objetivos:

● Auxiliar os palestrantes com treinamento para refinar e desenvolver suas habilidades de engajamento público e dar-lhes confiança para compartilhar sua história de maneira acessível com um novo público.

● Impulsionar a pesquisa e a confiança na ciência, incentivando conversas abertas e transparentes entre a comunidade de pesquisa e o público em geral e, por sua vez, desenvolver uma cultura de bom envolvimento do público que seja acessível a todos.

● Promover um ambiente para o público em que todos se sintam à vontade para atender, engajar e cultivar a curiosidade.

● Inspirar os palestrantes a ver o envolvimento do público como uma saída criativa e uma parte valiosa de seu trabalho.

● Incentivar um mundo onde todos possam opinar sobre ciência, desenvolvendo novas ideias de pesquisa por meio de um diálogo onde todos possam estar envolvidos.

Reforçando que para participar do Pint of Science 2023, em Belém, os pesquisadores interessados podem se inscrever até está sexta-feira, 07 de abril, pelo link  https://linkr.bio/pintofsciencebelem. E para saber todos os detalhes sobre a programação aqui na capital paraense, não perca esta edição do UFPA Comunidade.

Apresentação: Elissandra Batista  

Produção: Lívia Leoni

Gravação e montagem: João Nilo e Denize Ramos

Supervisão e edição: Elissandra Batista

Fotografia: divulgação do evento

Compartilhe !

Id:12841

Pular para o conteúdo