Prevenção do câncer de boca na Amazõnia

Você sabia que todos os anos, mais de 10 mil casos de câncer de boca são registrados no Brasil? O Pará está entre os estados com maiores índices da doença. Foi pensando nessa situação que a Faculdade de Odontologia da UFPA desenvolveu o projeto Prevenção do Câncer de Boca: De ponto em ponto, de vila em vila na Amazônia.

Para conversar sobre essa ação, recebemos a coordenadora do projeto, professora Dra. Liliane do Nascimento; o pedagogo Adalberto Lopes; a assistente social, Rosana Souza; a cirurgiã dentista residente, Maísa Soares e os estudantes de odontologia e bolsistas, Amanda Silva e Ramon Leite.

A iniciativa começou a atuar em 2019, em parceria com o Hospital Universitário João de Barros Barreto, levando conhecimentos sobre prevenção da doença para a população da capital de uma forma muito interessante, entrando em feiras e ônibus da capital e dando pequenas palestras para conscientizar os cidadãos. ”Nós trabalhamos uma comunicação popular rápida e acessível, temos que democratizar o conhecimento e empoderar a população”, explica a professora Liliane do Nascimento.

A oportunidade é vista como desafiadora, mas ao mesmo tempo muito gratificante pelos estudantes que participam da ação. “Foi um desafio no começo, mas hoje eu já trabalho bem melhor, e vendo os resultados que a gente obteve com a população, eu acredito que isso nos estimula a trabalhar ainda melhor, cada vez mais”, comenta Amanda Silva.

Para Maísa Soares, a repercussão do projeto foi surpreendente, pois uma única foto postada em redes sociais gerou um enorme número de compartilhamentos. Segundo ela, esse movimento de saída da universidade é essencial para levar o conhecimento à população.

Já Adalberto Lopes destaca que um dos pontos fortes do projeto é a transformação de termos técnicos e rebuscados em uma linguagem acessível à população. “A literatura acadêmica exige isso. Quando você vai, pedagogicamente, transformar essa linguagem para a comunidade entender o que foi descoberto por cientistas em laboratórios, esse é um papel fundamental para a universidade”, assegura o professor.

Para conhecer ainda mais deste projeto e se informar sobre o câncer de boca e suas formas de prevenção, não perca esta edição do UFPA Comunidade!

Apresentação: Elissandra Batista
Produção e roteiro: Thiago Vasconcellos
Gravação e montagem: João Nilo e Karla Guimarães
Foto: Reprodução Instagram

O UFPA Comunidade vai ao ar às sextas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Domingo, às 15h, e terça-feira, às 15h.