Projeto Estratégias MPEs – consultoria para micro e pequenas empresas

Estratégia MPEs é um projeto de extensão da Faculdade de Administração da UFPA que presta consultoria gratuita a micro e pequenas empresas da Região Metropolitana de Belém.O principal objetivo é oferecer um pouco do conhecimento produzido na universidade e, assim, contribuir com o crescimento e a geração de emprego renda que os pequenos negócios proporcionam a economia regional.“Um segundo objetivo desse projeto é a inserção dos estudantes de Administração, ou seja, nós queremos fazer com que os alunos participem de um ambiente de planejamento, de organização de uma empresa real. E um terceiro objetivo é gerar novos conhecimentos”, afirma o professor Luís Alberto Barros, coordenador do projeto.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), no Pará mais de 96% dos empreendimentos são de pequeno porte. Por isso, estimular o desenvolvimento das micro e pequenas empresas (MPEs) é fundamental, principalmente, no atual cenário de crise econômica que assola o País.

Formada na área da educação, Cléo Batista criou uma empresa no ramo e encontrou no Estratégia MPEs a oportunidade para aprender sobre planejamento e gestão. “A empresa tem dois anos, e eu não sabia nada de como construir um plano de negócios, eu sabia o que eu queria, mas não entendia a parte técnica que eu aprendi com a consultoria”.

Para a estudante de Administração da UFPA, Simone Cristina, o projeto tem contribuído para a formação acadêmica agregando experiências práticas. “Esse trabalho para mim é fundamental porque eu já estou vivenciando o que o mercado de fato exige, ou seja, não é apenas um estudo acadêmico é a realidade profissional na prática”.

Para conhecer mais o Projeto Estratégias MPEs, não perca o UFPA Comunidade. Além do coordenador Luís Barros e da empresária Cléo Batista da Toth Educacional, participa do programa, Simone Cristina Moraes, aluna do curso de Administração da UFPA e voluntária do projeto.