Um dos problemas sociais presentes no estado do Pará são os conflitos no campo. Na maioria dos casos, o conflito envolve disputas por terras como ocorreu no último dia 24 de maio que resultou na morte de 10 pessoas na fazenda Santa Lúcia, no município de Pau D’arco.
No ano passado apenas no Pará, de acordo com a Comissão Pastoral da Terra, foram registrados 143 conflitos no campo, envolvendo quase 140 mil pessoas. Ainda segundo o órgão, foram 103 mortes no Estado durante o período de 2007 a 2016, sendo o Pará líder no ranking de assassinatos no campo entre os estados brasileiros.
Um dos conflitos mais violentos registrados na história do nosso estado é o “Massacre de Eldorado dos Carajás”, que tirou a vida de 19 pessoas em um confronto com a polícia militar, no sudeste paraense, no ano de 1996.
O programa UFPA Debate desta semana tem como tema os conflitos no campo. Saiba um pouco mais sobre isso com o professor Girolamo Treccani, do Instituto de CiênciasJurídicas da UFPA e com o presidente da Comissão de Direito Agrário da OAB-Pará, Ibraim Rocha.
Ao longo do programa são debatidas questões como as causas de conflitos no campo no Pará, quais consequências podem trazer esses conflitos para o estado e o que a OAB- Pará tem atuado no caso de Pau D’arco.