UFPA Debate (Legado)

ABORTO (2009)

O aborto pode ocorrer de forma espontânea ou provocada, causando o fim da gestação mediante técnicas médicas cirúrgicas entre outras, no Brasil o aborto é considerado crime com exceção para casos de estupro e risco a saúde da mulher.

Entrevistados: Padre Ronaldo Menezes, Dr. Luana Tomaz, Dr Antônio Sérigo.

ADOÇÃO (2009)

O Processo de adoção no Brasil já foi muito complicado e burocrático, o que começou a mudar com o Estatuto da Criança e do Adolescente, segundo o IBGE, em 2009 no Brasil, existiam mais de 20 mil candidatos a pais adotivos, mas apenas 3 mil crianças disponíveis pra adoção de um total de 80 mil em abrigos.

Entrevistados: Soraia Guimarães, Edson Bizerra, Rubilene Silva Rosário

ALCOOLISMO (2009)

UFPA debate conversa sobre o consumo excessivo e prolongado do álcool

Entrevistado: Elena Maria Costa, Ana Cristina Soares, Simone Conde

AQUECIMENTO GLOBAL (2009)

A elevação da temperatura média do planeta é causada pela emissão de CO2 (dióxido de carbono), esses gases formam na atmosfera uma camada de poluentes que absorve grande parte da radiação emitida pelo planeta, dificultando a dispersão do calor.

Entrevistado: Brenda Brito, João Daniel Sá, Everaldo Barreiros

BIOPIRATARIA (2009)

A biopirataria é principalmente apropriação e monopolização dos conhecimentos e recursos biológicos dos povos de uma região.

Entrevistado: Maria Brasil, Marcos Fabiano Amazonas, Nélio Saudania

DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO (2009)

Tema frequente nas discussões acadêmicas em faculdades de comunicação por todo país, a democratização da comunicação discute o acesso a recepção e emissão da informação na mídia, a criminalização da rádios comunitárias, a inclusão da TV digital no Brasil, e a não obrigatoriedade do diploma de jornalista, são alguns dos assuntos que se fazem presentes quando o assunto é democratizar a comunicação.

Entrevistado: Rosali Brito, Marinoco Brito, Júlio Araújo

DISTURBIOS ALIMENTARES (2009)

Os principais transtornos alimentares são a anorexia, caracterizada pela distorção da imagem do corpo e medo extremo da obesidade, e também a bulimia, distúrbios caracterizados pelo comer exagerado acompanhado do uso de laxante e vomito.

Entrevistado: Rosali Brito, Marinoco Brito, Júlio Araújo

Compartilhe !

Id:12215

Ir para o conteúdo