Alfabetização e Formação de Professores

Alfabetização e Formação de Professores é o tema desta edição do UFPA Ensino. Participam do programa a professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro Ludmila Andrade e a professora do Instituto de Educação Científica e Matemática Elizabeth Orofino.

De acordo com a pesquisadora Ludmila Andrade (UFRJ), o êxito da alfabetização está na formação de professores e no modo como é construída a relação entre quem ensina e quem é ensinado. “A melhor maneira de fazer eles (professores) aprenderem é eles entenderem que eles estão sendo escutados, tomados em seu lugar de inserção na cultura, no modo como eles participam das práticas de leitura e escrita para que eles possam fazer a mesma coisa com as suas crianças, com seus alunos no processo de alfabetização”.

Já a professora Elizabeth Orofino falou da necessidade de uma reflexão crítica sobre as políticas públicas voltadas à alfabetização e formação de professores, porém sem desmerecer os avanços que elas representaram.“Nunca se investiu na formação de professores como se investiu nos últimos anos. A produção de material, as bolsas para formação isso permitiu uma aproximação única no Brasil até hoje da Universidade com os professores”, garante a coordenadora do Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita Flor do Grão-Pará (UFPA). Um exemplo destacado pela docente foi o papel inovador da UFPA na formação dos professores, por meio da criação do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens.

No bate-papo com as pesquisadoras, você acompanha uma análise da trajetória da formação de professores no Brasil e diversas práticas que fortalecem os processos educacionais, como o Encontros de Professores de Estudos sobre o Letramento, Leitura e Escrita (EPELE), Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Pró-infantil, Pró-Letramento e outros. Para saber mais sobre Alfabetização e Formação de Professores, confira o programa.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Bruna Rocha e Erlane Santos
Gravação e montagem: João Nilo e Genard Silva
Foto: João Bittar / Ministério da Educação

O UFPA Ensino vai ao ar às quartas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Sexta-feira, às 19h, e sábado, às 21h.