Filosofia para crianças e adolescentes

Fundado em 2002, o Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP), localizado na Universidade Estadual do Pará, a UEPA, tem como principais objetivos discutir a formação contínua de educadores e educandos, promover a reflexão e intervenção sobre o contexto social e educacional e também realizar a integração da Universidade com os diversos segmentos do Estado do Pará, na perspectiva da inclusão social e da pedagogia de Paulo Freire.

Coordenado pela professora Ivanilde Apoluceno de Oliveira, o núcleo universitário promove a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, com foco na Educação Popular. Alinhado aos princípios do pedagogo, filósofo e educador Paulo Freire, em que a educação libertadora se constrói coletivamente e contrapondo-se ao modelo de ensino onde os professores transmitem seus conhecimentos aos alunos de forma verticalizada, o NEP promove suas ações em diferentes grupos de estudos e trabalhos.

Um exemplo disso é o Grupo de Estudos e Trabalhos em Educação Freireana e Filosofia, o GETEFF, que tem como uma de suas iniciativas a abordagem da filosofia na educação de crianças e adolescentes em escolas públicas de Belém.

“É levando alguns conceitos filosóficos como ética, estética, as áreas filosóficas as quais a gente trabalha, como antropologia, teoria do conhecimento. Claro que não são com essas palavras, as crianças não vão entender isso dessa forma, mas por exemplo, na área da antropologia filosófica a gente trabalha com eles o que é ser pessoa, como uma pessoa se considera pessoa, o que são os direitos humanos, o que faz uma pessoa tratar a outra de maneira diferente e outros diversos fatores. De acordo com a realidade de algumas turmas a gente vai vendo conceitos filosóficos e vamos trabalhando”, destaca a educadora membro do GETEFF, Cleoma de Melo Barbosa.

Trajetória – Em 2016, o GETEFF completou nove anos de existência e como forma de celebrar esta data de maneira positiva, as integrantes do grupo organizaram o I Encontro com crianças e adolescentes nos princípios da educação de Paulo Freire nos dias 18 e 19 de agosto, no auditório Paulo Freire, da UEPA. A programação contou com mesas, palestras e o auditório cheio.

A professora e coordenadora do GETEFF, Ivanilde Apoluceno de Oliveira, destaca a importância do evento para o grupo de estudo. “O GETEFF foi criado pensando em ser aplicado em escolas públicas. Na realidade, sempre os nossos eventos são do NEP onde os grupos participavam então esse foi o primeiro evento isolado do NEP com iniciativa das meninas que estão na frente do grupo porque elas achavam que este era o momento de dar visibilidade ao trabalho”, comenta a professora Ivanilde.