Ligas Acadêmicas de Direito

Pesquisas sobre as ligas acadêmicas as consideram como um ambiente transformador no ensino. Nos últimos anos, alunos de Direito no Pará têm se reunido e fundado diversas Ligas. Nesta edição, o UFPA Ensino destaca o trabalho desenvolvido por três delas: a Liga Acadêmica Jurídica do Pará (LAJUPA), a Liga Acadêmica de Direito Verde Cabanagem e a Liga Acadêmica de Direito do Estado (LADE). Participam do programa os presidentes Victor Nóvoa (LAJUPA), Victor Ferreira (Verde Cabanagem)e Leandro Fialho(LADE).

Presidente da 1ª Liga Acadêmica Jurídica da região Norte e Nordeste, Victor Nóvoa lembra que na época de criação da LAJUPA havia uma carência de organização dos alunos de Direito, especialmente nas faculdades particulares, pelo fato dos centros acadêmicos não terem tanta força como nas instituições públicas. Em meio a este cenário, surgiu a LAJUPA. Atualmente, a Liga tem apoiado a criação de outras dentro e fora do Pará. “Não há formula, não há um segredo para você fundar uma liga, o que existe é um comprometimento, um trabalho em equipe sério. Você deve ter expertise para selecionar pessoas que realmente entendam o que é o projeto e que queiram fazer o projeto dar certo”, declara Victor Nóvoa.

Presidente da Liga Verde Cabanagem, Victor Ferreira destaca que o grupo surgiu com o objetivo de fomentar a pesquisa científica referente aos direitos amazônicos, produzindo instrumentos científicos de transformação social, como forma de resposta à sociedade paraense. Para o estudante, esta resposta é necessária uma vez que “estamos inseridos em uma região que está afogada em conflitos sociais desde conflitos agrários até desastres ambientais”. Para gerar resultados significativos nas pesquisas desenvolvidas, o grupo de alunos conta com a orientação de renomados pesquisadores.

Leandro Fialho ressalta que “as Ligas acadêmicas têm a função de expandir o conhecimento e aumentar uma produção científica, de aumentar atividades de ensino, pesquisa e extensão”. O estudante destaca ainda que atualmente a LADE está em processo de negociação com o Lar Fabiano de Cristo para realizar as atividades de apoio jurídico à comunidade carente da presença do Estado, de forma similar a um empreendedorismo social. Além disso, existe a parceria com a Clínica de Direitos Humanos do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). A Liga também realiza eventos voltados para comunidade interna e externa.

Para conhecer estas e muitas outras atividades desenvolvidas pelas Ligas Acadêmicas de Direito, não perca o UFPA Ensino. No programa, os convidados também discutem os desafios e a importância de instituições estudantis para a qualidade do ensino e da vida acadêmica.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Erlane Santos
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz.

O UFPA Ensino vai ao ar às quartas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Sexta-feira, às 19h, e sábado, às 21h.

Compartilhe !

Id:4006

Pular para o conteúdo