Práticas de Leituras literárias e Ludicidade

O que é necessário para a formação de bons leitores? Como mediar a leitura? O encontro entre literatura e ludicidade, certamente, traz respostas para estes questionamentos. “Práticas de Leituras Literárias e Ludicidade” é o tema desta edição do UFPA Ensino. Participam do programa os professores da UFPA Fátima Nascimento (ILC), Isabel Rodrigues (IEMCI), Nilo Souza (ICED) e estudante do PROFLETRAS/UFPA, Arthur Ribeiro.

No programa, o professor do ICED e coordenador do Grupo de Estudos Literários na Amazônia e Formação do Leitor (GELAFOL), o professor Nilo Souza destaca em que o momento a literatura deve fazer parte do processo de aprendizagem. “Se eu quero formar leitores eu vou começar pelo melhor da linguagem enquanto expressão humana e enquanto expressão artística. A literatura deve ser o começo dessa formação, desde antes da alfabetização. Há um grande movimento para que se comece a trabalhar com isso nas escolas”.

A professora Fátima Nascimento, que atua no Programa de Mestrado Profissional em Letras, aborda os benefícios da literatura e os impactos que ela pode causar na formação dos professores, principalmente dos que já atuam em sala de aula. “A experiência que eu tenho enquanto professora de literatura tem sido muito positiva, porque eles (alunos do PROFLETRAS) começam a perceber a importância do estudo da literatura na sala de aula, aqueles que não faziam. Foi muito enriquecedor trabalhar com literatura, ler, discutir, para mostrar que ela é importante como um conteúdo que humaniza, que é criativo, que faz você pensar as coisas, o outro, o mundo e a própria pessoa, ou seja, reconhecer o mundo e a si mesmo”.

Estudante do PROFLETRAS e professor da Escola Municipal Rotary, em Belém, Arthur Ribeiro compartilha a experiência de quem já utiliza a literatura e a ludicidade em sala de aula. Há dois anos, ele coordena o grupo de teatro “Arlequinas e Coringas da Escola Rotary”, e pretende inserir ainda mais as leituras literárias na rotina do grupo. “Quando você leva para o aluno um texto literário e permite que seja lido de uma forma que o aluno consiga tocar nesses pontos da literatura, na construção dos personagens, na forma como o narrador conta uma história, na forma como um conflito é tratado numa peça de teatro, por exemplo, você permite que o próprio aluno consiga aprofundar a experiência de mundo dele”.

Outro bom exemplo da convivência harmoniosa entre literatura e ludicidade está no grupo de teatro, música, dança e mediação de leitura do curso de graduação em Licenciatura Integrada, o Encantartes. Recentemente, os graduandos tiveram a oportunidade de fazer a medição de leitura em sete escolas de Belém.  O grupo faz parte do projeto de Núcleo de Práticas e Linguagens Docentes, coordenado pela professora Isabel Rodrigues do IEMCI/UFPA. “Nós temos que de fato criar estratégias de trabalho aliadas às estratégias de leitura e às estratégias de mediação. É algo que ainda está em construção, mas que já tem afetado os alunos por conta do engajamento que eles têm tido por conta do nosso trabalho”.

No bate-papo sobre “Práticas de Leituras Literárias e Ludicidade”, você confere ainda discussões sobre o papel da literatura nos currículos escolares, a formação de professores para a área e as abordagens para a mediação da leitura. Isso e muito mais nesta edição do UFPA Ensino.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Erlane Santos
Gravação e Montagem: João Nilo e Éder Monteiro

O UFPA Ensino vai ao ar todas as quartas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos de exibição: sexta-feira, às 19h. / Sábado, às 21h.