Projeto Curumim Pensador promove conhecimento filosófico

Nesta edição do UFPA Ensino, conheça o projeto Curumim Pensador, que busca alternativas lúdicas para o ensino de Filosofia. Para falar sobre o tema, conversamos com o professor Renato Cruz, docente de Filosofia há 15 anos e criador do trabalho.

Criado em meados de 2015, o Curumim Pensador é um projeto educativo que também dá nome a um jogo de memória filosófico. A iniciativa surgiu a partir da demanda observada pelo professor de que estudantes do ensino médio possuíam pouco conhecimento sobre a matéria, por conta da falta de introdução a ela no ensino fundamental.

Renato Cruz relata que muitos estudantes construíam uma espécie de muro entre eles e o próprio professor de Filosofia, pois acreditavam que o filósofo estava em um patamar muito superior ao deles.

“O projeto Curumim Pensador nasce com essa proposta de apresentar a Filosofia aos alunos do ensino fundamental por meio de didáticas muito lúdicas. Criamos jogos, fazendo uso de técnicas de outras áreas do conhecimento, como o teatro, a literatura, a poesia, a fotografia, entre outras, para que formemos seres críticos e políticos. Formar o aluno só como aluno não me interessa”, explica Renato Cruz.

Sobre os jogos criados no âmbito do projeto, o professor diz que criou o primeiro jogo da memória já no período da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus. O jogo, em formato de cartas, tem duas propostas: trabalhar a Filosofia de 4 a 15 anos e familiarizar estes jovens com o nome, imagem e conceito de pensadores como Sócrates, Tomás de Aquino, Rosa Luxemburgo, entre outros.

Além de promover o conhecimento filosófico nos anos iniciais da vida estudantil, o projeto Curumim Pensador possibilita a adoção de uma nova estratégia para promover a apropriação do conhecimento pelos alunos com base em suas vivências. Para saber mais sobre o projeto e os desafios ensino da Filosofia na educação básica, confira a íntegra deste programa.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Juliana Bessa
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira

O UFPA Ensino vai ao ar na quarta-feira, às 10h; na sexta-feira, às 19h; e no domingo, ao meio-dia.