1º Congresso Brasileiro de Divulgação Científica

“Congresso Brasileiro de Divulgação Científica”

UFPA Entrevista

Rádio Web UFPA

Nesta edição do UFPA Entrevista, saiba mais sobre o I Congresso Brasileiro de Divulgação Científica, que terá o tema “Divulgação cientifica e Negacionismo em Tempos de Desinformação”. Para falar mais sobre o evento, conversamos com José Roberto Ferreira, jornalista e diretor da agência de comunicação Acadêmica.

A primeira edição do evento de 27 a 30 de setembro de 2021 será 100% online e gratuita com público-alvo para jornalistas, cientistas, pesquisadores e professores do ensino superior e médio; estudantes de graduação e pós-graduação; gestores e equipes de comunicação de universidades e instituições da área de ciência, tecnologia e inovação.

Na entrevista, José Roberto explica que o contexto da pandemia trouxe à tona um importante debate sobre o papel e a percepção da ciência na sociedade, conta o sobre o que motivou a criação do projeto.

“A gente sempre sente a necessidade de discutir com a comunidade e divulgadores científicos por conta da pandemia, porque ela trouxe um cenário profundamente antagônico. De um lado desse cenário está a ciência, fazendo um esforço brutal para achar soluções, para o combate do coronavírus; por outro lado, desse cenário, você tem forças organizadas, inclusive, do governo, de criar um sentimento de negação da ciência”, reflete.

Em razão disso, o jornalista fala que o evento pretende ampliar e abrir espaço para discussões e difusão do que se tem feito na ciência. Dessa forma, um dos objetivos do congresso é contribuir para que os profissionais da imprensa tenham acesso a novos conhecimentos para continuar fazendo matérias com mais qualidade e mais intimidade com os assuntos científicos.

“Nós pretendemos que, com essa diversidade, a gente consiga abranger todos os segmentos práticos e estudiosos da divulgação científica, que a gente faça uma atualização de como a divulgação científica caminhou nas últimas décadas, qual o estado da arte hoje e o que a gente precisa fazer no futuro”, diz o coordenador.

“A divulgação científica, do meu ponto de vista, acima de tudo, instrumento da cidadania. Quando ela chega aos cidadãos, ela está contribuindo para o enriquecimento da cidadania porque quem tem informação de natureza científica tem um elemento a mais para suas tomadas de decisão”, complementa José Roberto Ferreira.

O 1º Congresso Brasileiro de Divulgação Científica será totalmente online de 27 a 30 de setembro de 2021. Para mais informações e para se inscrever, acesse: https://www.academica.jor.br/congresso/

Na programação da Rádio Web UFPA, fique atento aos horários do UFPA Entrevista com José Roberto Ferreira.
Segunda-feira: 15h
Quarta-feira: 15h