MASA – Laboratório de Monitoramento e Avaliação em Saúde da Amazônia

O Laboratório de Monitoramento e Avaliação em Saúde da Amazônia (MASA) é o tema desta edição do UFPA Pesquisa. No programa, conversamos com a professora Liliane Nascimento, doutora em Saúde Pública, professora do Instituto de Ciências em Saúde e coordenadora do MASA.

Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Sociedade (PPGSAS), o MASA é formado por uma equipe interdisciplinar de pesquisadores. O principal objetivo é desenvolver e apoiar pesquisas sobre sistemas de informação em saúde, com estudos sobre indicadores, gestão e políticas de saúde.

“É como se a gente montasse uma grande sala de situações, para cuidar da vida das pessoas. Então, tudo que está acontecendo em Belém, no estado do Pará e na Amazônia, a gente está continuamente monitorando e observando: o adoecer, o viver e o morrer e as causas evitáveis. Essa é a nossa missão”, afirma a professora Liliane Nascimento.

Durante o UFPA Pesquisa, a professora Liliane destaca também um dos trabalhos realizados pelo Laboratório para a Secretaria de Estado de Saúde. De acordo com a pesquisadora, em 2018 e 2019, o Pará teve o maior óbito de mulheres decorrentes de complicações pós parto. Com o trabalho do MASA foi possível identificar as causas desses indicadores, conta a coordenadora do projeto.

“Em relação aos parâmetros dos dados observados, muitos casos tinham correlações à intercorrências durante as cirurgias, ou seja, durante o grande número de cesárias, além de outras complicações pós cirúrgicas. Uma questão muito aqui para o estado do Pará, que precisa melhorar os protocolos cirúrgicos. Então o MASA consegue materializar esses números para o gestor ter essa tomada de decisão”.

Certificado pelo CNPq com o nome Pesquisa Interdisciplinar na Amazônia (SIA), o MASA surgiu da necessidade de congregar as pesquisas já realizadas no PPGSAS do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA. E, assim, trabalha há mais de 6 anos, em parceria com outras instituições e secretarias estaduais e municipais de saúde, especialmente da Região Metropolitana de Belém, mas também de todo o Pará e região norte.

Além do “Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica” que realiza as atividades de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde, outro exemplo do trabalho desenvolvido pelo MASA é o projeto de extensão “Prevenção ao Câncer de Boca: de Ponto a Ponto de Vila em Vila da Amazônia”. Essa iniciativa usa tecnologias em educação popular em saúde para promover a prevenção e detecção precoce do câncer de boca no estado do Pará.

Para saber mais sobre o Laboratório de Monitoramento e Avaliação em Saúde da Amazônia (MASA) e também sobre a importância e os desafios para realizar pesquisas em saúde na região, especialmente neste período de pandemia, acesse o site e também não perca esta edição do programa UFPA Pesquisa.

Apresentação: Elissandra Batista
Produção e roteiro: Isabelly Risuenho

O UFPA Pesquisa vai ao ar todas às quintas-feiras, às 10h.
Horários alternativos de exibição: sexta-feira, às 15h / domingo: às 10h