“SBPC Jovem: Tenda Mairi e Cortejo Fluvial são as principais novidades”
UFPA Ensino
Rádio Web UFPA
SBPC Jovem é a programação que integra a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, desde 1993. Na UFPA, entre as novidades da 31ª edição da SBPC Jovem estão a Tenda Mairi e o Cortejo Fluvial. No UFPA Entrevista, o professor Marcos Diniz, da coordenação da comissão local da SBPC Jovem, destaca algumas das diversas atividades e ressalta o convite para essa importante e divertida programação de férias concebida especialmente para a garotada.
Assim, a SBPC Jovem acontece no período de 8 a 13 de julho, no campus da UFPA, no bairro do Guamá, em Belém. De acordo com o professor Marcos Diniz, a ideia não é apresentar trabalhos científicos que ficam expostos para as pessoas assistirem. Ao contrário, são atividades lúdicas e interativas. Dessa forma, Marcos Diniz reforça que “o objetivo principal é trazer as crianças e os jovens para dialogar com eles, fazer com que eles façam experimentações, coloquem a mão na massa para poder trabalhar a ciência e a tecnologia de forma agradável, lúdica e prazerosa. Essa que é a ideia principal da SBPC Jovem”.
Ciência Móvel – No espaço da SBPC Jovem, são 71 estandes com atrações interativas, oficinas e demonstrações científicas, planetário e bate-papo com pesquisadores. O evento tem ainda o Ciência Móvel. “Teremos duas carretas: uma do Museu do Ponto de Minas Gerais e a outra carreta do Hospital do Amor de Barretos. Esse projeto vem fazendo um trabalho de prevenção ao câncer com crianças e jovens. Dentro da carreta do Hospital do Amor tem todo um ambiente gamificado com sonorização. As crianças geralmente adoram, faz muito sucesso”, destaca o professor Marcos Diniz.
Tenda Mairi – E sobre as novidades da SBPC Jovem, na UFPA, destaque para a Tenda Mairi, onde crianças menores de cinco anos de idade participarão de atividades lúdicas. A ideia, segundo o professor Marcos Diniz, é trabalhar elementos naturais da região e, junto, trabalhar conceitos ligados a ciência com as crianças pequenas. “Teremos, por exemplo, uma oficina de pigmentos naturais. Então as crianças vão trabalhar com urucum para brincar, para colorir. E, claro, trabalhar também as questões climáticas, as questões do meio ambiente, que faz parte do tema principal da SBPC este ano. E não temos nenhuma dúvida que quanto mais cedo trabalharmos com crianças e jovens, melhores serão os resultados no que diz respeito para o amor à ciência, o amor à cultura e à arte”.
Cortejo Fluvial – Nessa perspectiva de incentivar, cada vez mais, as crianças no mundo da ciência, a SBPC Jovem na UFPA apresenta mais uma novidade, também em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec). Um cortejo fluvial com mais de 30 embarcações, trazendo alunos das escolas ribeirinhas das ilhas de Belém, deve atracar no píer da Universidade nesta segunda-feira, 08 de julho, por volta das 9h. “Eles virão a semana toda, mas em particular na segunda-feira, primeiro dia das feiras. E será algo emocionante ver essas crianças vindo participar da maior feira de ciência e tecnologia de toda a América Latina”, comenta Marcos Diniz.
Mascote Tucũ – Inspirado no fruto amazônico tucumã, o mascote da SBPC Jovem tem a missão de chamar a atenção para a necessidade de se estabelecer uma relação de cuidado com o planeta. Por isso, segundo o professor Marcos, o mascote é baseado em um fruto regional, valorizando a ciência, os saberes tradicionais e a cultura de forma geral. Assim, tem elementos que envolvem a natureza, a nossa regionalidade e a ciência. “Ele foi concebido justamente pensando na ideia da Reunião Anual esse ano. Um tema que dialoga com a nossa realidade. E Tucũ vem exatamente materializando todas essas ideias, esses pensamento que estamos trazendo dentro da reunião da SBPC 2004”.
Para saber mais sobre a programação e a importância da SBPC Jovem, não perca esta edição do UFPA Ensino. E para ver a programação completa acesse: https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/