Andrei Simões

“Andrei Simões”

UFPA Entrevista

Rádio Web UFPA

Nesta edição do UFPA Entrevista, conheça o trabalho de Andrei Simões. Biólogo, professor, pesquisador e escritor dedicado ao gênero de terror, Andrei conta sobre sua carreira de mais de 20 anos na literatura.

Na entrevista, o artista relata que começou a escrever em meados dos anos 1990 por meio de publicações em fóruns de redes locais chamadas PPS. Nesse contexto anterior à popularização da internet, Andrei Simões publicou uma série de contos e criou o personagem “Zon”, em 1995. Anos depois, ele inovou e foi o primeiro autor paraense a lançar uma obra completa em formato digital.

“Eu sou considerado o primeiro autor a publicar um e-book — não existia nem esse termo aqui no Brasil, pelo menos. E fui o primeiro autor a publicar um e-book de ficção, e aí eu publiquei esse livro em 2000. A cada semana eu publicava um capítulo em um site de contracultura chamado ‘A Barata’. Esse site ficou mais de 20 anos no ar. E depois, em 2005, publiquei meu primeiro livro em papel”, diz.

A possibilidade de publicar livros em formato digital traz benefícios para os escritores e também para o público. O autor destaca, por exemplo, as vantagens de acessibilidade. “O e-book tem a facilidade de ser bem mais barato. Nós temos um retorno financeiro um pouco maior e a pessoa que compra, compra o livro 4, 5 vezes mais barato que o livro em papel, hoje em dia. Além de ter a questão da inclusão. Pessoas cegas têm mais facilidade para ler o e-book por causa dos softwares que fazem a conversão para áudio”.

Uma das marcas da literatura de Andrei Simões é o trabalho com temas relacionados ao terror, ao horror e ao ocultismo. Para ele, a paixão por essas temáticas vem da vontade de estar ao lado dos oprimidos.

“O terror tem esse charme de ser considerado um subgênero de não ser levado muito a sério, assim como a ficção científica. Então, existe sempre um preconceito, e onde tem um preconceito eu sei que existe a visão do opressor tentando apagar o que o incomoda. E é lá que eu gosto de estar, do outro lado, do oprimido tentando lutar contra o opressor”, afirma o escritor.

“A arte se completa na tríade de ter uma obra, você produzi-la, e ela ser absorvida por alguém, pois existe uma conexão de comunicação. Arte é comunicação, só que dentro de um contexto mais amplo do que só o contexto racional ou emocional, no contexto muito completo”, complementa Andrei Simões.

A obra completa de Andrei Simões está sendo lançada em formato de e-books. Atualmente, os livros LUZ, o Deus do Horror, 777 e A Espiral já estão disponíveis no site da Amazon. As demais obras poderão ser adquiridas a partir de outubro de 2021.

Na programação da Rádio Web UFPA, fique atento aos horários do UFPA Entrevista com Andrei Simões.
Segunda-feira: 15h
Quarta-feira: 15h

Apresentação: Elissandra Batista
Produção e roteiro: Thaiane Martins
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

Compartilhe !

Id:8854

Pular para o conteúdo