Associação dos Amigos do Museu da UFPA

Nesta edição do UFPA Entrevista conversamos com Jussara Derenji e com Álvaro Espírito Santo sobre o Museu da UFPA (MUFPa) e a campanha de apoio ao museu que vem sendo promovida em conjunto com outras entidades.

Jussara Derenji é diretora do MUFPA e fala um pouco das dificuldades em consolidar o Museu no período de seu surgimento, quando não tinha um objetivo específico e era pouco conhecido dentro da própria UFPA. Fala também que, a partir da sua gestão, o espaço passou a atuar na divulgação da arte amazônica com o suporte intelectual da Universidade e o aumento do acervo nesse campo.

Com o apoio da Associação Amigos do Museu da UFPA, a coleção, que inclui escrituras, gravuras, cartuns, peças arqueológicas, entre outros, têm crescido. Uma das ações que contribui para isso é o incentivo a doações, que não oneram os recursos da Universidade e ajudam a fortalecer o acesso ao patrimônio cultural. “Nós sabemos que, de uma maneira geral, as instituições públicas têm dificuldades orçamentárias e sempre é possível resolver questões que são importantes e que demandam uma atuação emergencial com os procedimentos que são usuais na administração pública” explica Álvaro Espirito Santo, presidente da Associação Amigos do Museu da UFPA (AAMUFPA).

Com a mudança da gestão federal, a preocupação com orçamentos só aumenta devido a imprevisibilidade da nova secretária da cultura em ceder recursos para a manutenção do museu. Mais preocupante ainda é a manutenção estrutural dos museus de Belém (que estão quase todos em prédios históricos) para que não aconteça uma tragédia como aconteceu com o Museu Nacional no Rio de Janeiro.

Os convidados também frisam a importância do MUFPA na dinâmica de formação de discentes que passam por lá como estagiários e como visitantes, além de comentarem os desafios para a gestão de um espaço como esse que tem valor artístico, histórico e patrimonial. Jussara Derenji aborda ainda a importância de se contar e valorizar a história da Amazônia considerando os olhares e narrativas de pessoas que são da região. Para saber mais sobre o Museu da UFPA, não perca este programa.

Apresentação: Elissandra Batista
Produção e roteiro: Gabriel Souza
Gravação e montagem: João Nilo

O UFPA Entrevista vai ao ar todas as segundas-feiras e quartas-feiras, às 15h, e nas terças e quintas às 19h.