“Auto do Círio 2022”
UFPA Entrevista
Rádio Web UFPA
O Auto do Círio está de volta às ruas de Belém! E o UFPA Entrevista destaca as novidades da 28° edição do espetáculo-cortejo, no bairro da Cidade Velha. No programa, a jornalista Elissandra Batista conversa com Tarik Coelho, coordenador do evento, desde 2015.
Com o tema “Agradecer, Bendizer e Celebrar”, este ano o Auto do Círio apresenta mudança no percurso. O evento, que antes saía da Praça do Carmo, agora terá concentração em frente à Casa das Onze Janelas. Os pontos altos da encenação serão realizados em frente à Igreja da Sé, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) e na Praça Felipe Patroni, onde o ocorrerá a apoteose do espetáculo-cortejo. “A ideia do Auto Círio, para além de fazer a festividade e a homenagem para Nossa Senhora, é também incentivar a conservação do patrimônio”, destaca Tarik Coelho.
Sobre o desafio e a experiência de produzir o espetáculo de modo virtual, durante dois anos consecutivos, o professor afirma que apesar da mudança drástica, que obrigou muita gente a se reinventar, “o primeiro Auto do Círio virtual foi um sentimento de resistência, um sentimento de estamos vivos, a gente consegue. Mesmo distantes, mesmo separados fisicamente um dos outros, a gente se conectou e se uniu através do Auto do Círio”.
Projeto de extensão da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, o espetáculo-cortejo envolve estudantes, professores e artistas profissionais e não profissionais. “O Auto do Círio possibilita esse intercâmbio com a comunidade, dando espaço para que as pessoas sejam artistas por um dia. Assim, nós da UFPA quebramos nossas barreiras e vamos para o encontro da comunidade”, relata o coordenador da programação que já faz parte da agenda cultural da quadra nazarena.
Assim, no dia 07 de outubro, sexta-feira antes do domingo do Círio de Nazaré, o cortejo acontece a partir das 19h com saída da Casa das Onze Janelas, no bairro da Cidade Velha. Para saber todos os detalhes sobre o Auto do Círio 2022, não perca esta edição do UFPA Entrevista.